A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763

Palavras-chave:

pesquisa-ação, metodologia de pesquisa, problema de pesquisa, dissertações

Resumo

O artigo retrata preocupação a respeito da formação do problema de pesquisa em processos de pesquisa-ação. Busca construir resposta para a pergunta: Como são construídos os problemas de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações apresentadas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil no ano de 2020? No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes foram identificadas 11 dissertações de mestrados de programas de pós-graduação em Educação que revelavam terem usado pesquisa-ação, tendo sido submetidas a revisão bibliográfica. Buscou-se compreender se essas dissertações iam ao encontro do que afirmam Thiollent (2005) e Tripp (2005) de que, em uma pesquisa-ação, o problema de pesquisa deve emergir das intenções do grupo de referência. Entretanto, o que se mostra na investigação é que o problema de pesquisa nas dissertações analisadas revela interesses dos próprios pesquisadores, que os levam ao grupo de referência.

Biografia do Autor

marcus eduardo maciel ribeiro, IFSul

ensino de ciências

ensino de Química

metodologias de pesquisa

análise textual discursiva

comunidades de prática

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

ribeiro, marcus eduardo maciel. (2024). A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 127–143. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763