A formação do problema de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações brasileiras
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6763Palavras-chave:
pesquisa-ação, metodologia de pesquisa, problema de pesquisa, dissertaçõesResumo
O artigo retrata preocupação a respeito da formação do problema de pesquisa em processos de pesquisa-ação. Busca construir resposta para a pergunta: Como são construídos os problemas de pesquisa em propostas de pesquisa-ação em dissertações apresentadas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil no ano de 2020? No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes foram identificadas 11 dissertações de mestrados de programas de pós-graduação em Educação que revelavam terem usado pesquisa-ação, tendo sido submetidas a revisão bibliográfica. Buscou-se compreender se essas dissertações iam ao encontro do que afirmam Thiollent (2005) e Tripp (2005) de que, em uma pesquisa-ação, o problema de pesquisa deve emergir das intenções do grupo de referência. Entretanto, o que se mostra na investigação é que o problema de pesquisa nas dissertações analisadas revela interesses dos próprios pesquisadores, que os levam ao grupo de referência.
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