Concepções de educação ambiental em livros didáticos (LD):

a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Xaxim-SC

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784

Palavras-chave:

Basic education. Environmental education. Textbook. Environment. Consumerism.

Resumo

O presente artigo busca identificar as concepções de educação ambiental que fazem parte dos livros didáticos (LD), adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC. O objetivo é verificar as interfaces transversais acerca do Meio Ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Português, História e Geografia. Em decorrência disso, os procedimentos metodológicos se constituem pela pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa organizada em dois momentos: I) estudo dos livros do Sexto ao Nono ano ao terceiro ano de Ensino Médio. II) as análises de três tipologias: conservadora, pragmática e crítica e o estudo dos PCNs que separa a Educação Ambiental (EA) em três blocos: 1) A natureza “cíclica” da Natureza; 2) Sociedade e Meio Ambiente e; 3) Manejo e conservação Ambiental. Conclui-se que existe um esforço para considerar a transversalidade da educação ambiental nos Livros Didáticos (LD) e, que ainda precisa se avançar na formação dos professores e na escolha dos Livros Didáticos (LD) para construir um debate crítico e transdisciplinar. Por fim, constatou-se, que os livros didáticos das duas escolas são do tipo pragmática e do Bloco A, natureza “cíclica” da Natureza, que resultam entraves para uma práxis pedagógica ambiental crítica.

Biografia do Autor

Jean Carlos Bacca, Unochapecó

Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-graduando no curso de especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura pelo IFSC câmpus Xanxerê. Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Xaxim-SC.

Anderson Luiz Tedesco, Unochapecó

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-doutor em Educação pela Unochapecó e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. 

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

Bacca, J. C., & Tedesco, A. L. (2024). Concepções de educação ambiental em livros didáticos (LD): : a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Xaxim-SC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 144–165. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784