Concepções de educação ambiental em livros didáticos (LD):
a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Xaxim-SC
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784Palavras-chave:
Basic education. Environmental education. Textbook. Environment. Consumerism.Resumo
O presente artigo busca identificar as concepções de educação ambiental que fazem parte dos livros didáticos (LD), adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC. O objetivo é verificar as interfaces transversais acerca do Meio Ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Português, História e Geografia. Em decorrência disso, os procedimentos metodológicos se constituem pela pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa organizada em dois momentos: I) estudo dos livros do Sexto ao Nono ano ao terceiro ano de Ensino Médio. II) as análises de três tipologias: conservadora, pragmática e crítica e o estudo dos PCNs que separa a Educação Ambiental (EA) em três blocos: 1) A natureza “cíclica” da Natureza; 2) Sociedade e Meio Ambiente e; 3) Manejo e conservação Ambiental. Conclui-se que existe um esforço para considerar a transversalidade da educação ambiental nos Livros Didáticos (LD) e, que ainda precisa se avançar na formação dos professores e na escolha dos Livros Didáticos (LD) para construir um debate crítico e transdisciplinar. Por fim, constatou-se, que os livros didáticos das duas escolas são do tipo pragmática e do Bloco A, natureza “cíclica” da Natureza, que resultam entraves para uma práxis pedagógica ambiental crítica.
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