Concepções de educação ambiental em livros didáticos (LD):

a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Xaxim-SC

Visualizações: 84

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784

Palavras-chave:

Basic education. Environmental education. Textbook. Environment. Consumerism.

Resumo

O presente artigo busca identificar as concepções de educação ambiental que fazem parte dos livros didáticos (LD), adotados em duas escolas públicas no município de Xaxim-SC. O objetivo é verificar as interfaces transversais acerca do Meio Ambiente nas disciplinas de Ciências, Biologia, Português, História e Geografia. Em decorrência disso, os procedimentos metodológicos se constituem pela pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa organizada em dois momentos: I) estudo dos livros do Sexto ao Nono ano ao terceiro ano de Ensino Médio. II) as análises de três tipologias: conservadora, pragmática e crítica e o estudo dos PCNs que separa a Educação Ambiental (EA) em três blocos: 1) A natureza “cíclica” da Natureza; 2) Sociedade e Meio Ambiente e; 3) Manejo e conservação Ambiental. Conclui-se que existe um esforço para considerar a transversalidade da educação ambiental nos Livros Didáticos (LD) e, que ainda precisa se avançar na formação dos professores e na escolha dos Livros Didáticos (LD) para construir um debate crítico e transdisciplinar. Por fim, constatou-se, que os livros didáticos das duas escolas são do tipo pragmática e do Bloco A, natureza “cíclica” da Natureza, que resultam entraves para uma práxis pedagógica ambiental crítica.

Biografia do Autor

Jean Carlos Bacca, Unochapecó

Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-graduando no curso de especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura pelo IFSC câmpus Xanxerê. Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Xaxim-SC.

Anderson Luiz Tedesco, Unochapecó

Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós-doutor em Educação pela Unochapecó e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. 

Referências

A TEORIA DA RESILIÊNCIA E OS SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS: Como se Preparar para um futuro imprevisível. Robert Buschbacher. Disponível em: <http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/boletim_regional/141211_bru_9_web_cap3.pdf>. Acesso em nov. 2018.

BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes. 1995.

______. A sociedade de consumo. Lisboa. Edições 70, 1995.

BRANCO, Samuel Murgel. Ecossistêmica: uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente. Edgard Blücher, 1989.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental. 3. ed. Ver. E ampl. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem: e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

CORTEZ, ATC; ORTIGOZA, SAG., (orgs). Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia de (Org.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel, 1996.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1992.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização Tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LOMBARDO, Magda Adelaide. Análise das Mudanças Climáticas nas Metrópoles: o exemplo de São Paulo e Lisboa. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/n9brm/pdf/ortigoza-9788579830075-06.pdf>. Acesso em fev. de 2018.

LUZ, Madel T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas: análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde soc., São Paulo , v. 18, n. 2, p. 304-311, Jun. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000200013&lng=en&nrm=iso>. acesso em 18 nov. 2018.

MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática. São Paulo, v. 26/27, p.149-158, 1990/1991.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.

MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Representação social de “problema ambiental”: uma contribuição à educação ambiental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.78, n.188/190, p. 86-123, jan./dez. 1997.

______. Uma crítica a ética ambientalista. In: CHASSOT, Ático; OLIVEIRA, José R. (Org.) Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciênc. educ. (Bauru). 2006, vol.12, n.1, pp.117-128. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151673132006000100009&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em out. 2018.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. educ. (Bauru) 2003, vol.9, n.2, pp.191-211. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004>. Acesso em out. 2018.

MORAN, Emilio Frederico. Meio ambiente e ciências sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Editora SENAC, 2011.

ODUM, Eugene Pleasants. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

OLIVEIRA, Ana Maria Silva. de. A queima da cana-de-açúcar na Usina Nova América (Tarumã- SP): gestão ambiental e relações de trabalho. Presidente Prudente FCT/Unesp (Monografia de Bacharelado), 1999.

SACHS, Ignacy. Espaços, tempos e estratégias do desenvolvimento. São Paulo: Vértice, 1986.

SILVA, Rosana Louro Ferreira. O meio ambiente por trás da tela: estudo das concepções de educação ambiental dos filmes da TV escola. 2007. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. USP. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25042007-104315/pt-br.php>. Acesso em nov. 2018.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica da ciência e da pesquisa. 4°ed. Belém: UNAMA, 2001.

SOUZA, Fernando dos Santos. A Responsabilidade como fruto do poder tecnológico: uma introdução ao pensamento de Hans Jonas. Revista Estudos Filosóficos, nº 4 /2010. Disponível em : <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art3-rev4.pdf> Acesso em out. 2018.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TYLOR, Edward Burnett (1832). Encyclopædia Britannica. Volume XXVII; XI edição New York: Encyclopædia Britannica. p. 498. Acesso em fev. de 2018.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Trad. de Luís Cristóvão de Aguiar, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 4a ed., 2006.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Coleção Estudos 20. 6a edição. São Paulo, Editora Perspectiva: 2009.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 7 ed. São Paulo: Cortez. 2007.

Damásio, Antônio. O Erro de Descartes - emoção, razão e cérebro humano. Mem Martins, Publicações Europa América 1995.

HUSSERL, Edmund. A Ideia de fenomenologia (IF), Trad. Carlos Morujão. Lisboa: Ed. 70, 1989. (Título original, Die Idee der Phänomenologie- 1907).

PNLD 2017. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso: 07/01/2019.

PANDOLFI, Dulce, Repensando o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 345 p.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da

Universidade de São Paulo ,2004.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Coleção Estudos 20. 6a edição. São Paulo, Editora Perspectiva: 2009.

Downloads

Publicado

11-07-2024

Como Citar

Bacca, J. C., & Tedesco, A. L. (2024). Concepções de educação ambiental em livros didáticos (LD): : a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Xaxim-SC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 144–165. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6784