O trabalho docente na perspectiva da educação inclusiva de alunos com TEA: Reflexões sobre neurociência e educação
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6797Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Autismo, Neurociência, Formação docenteResumo
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento na área de Educação Matemática Inclusiva, e tem como foco refletir acerca de conhecimentos sobre os princípios da neurociência na formação acadêmica das professoras e suas experiências com estudantes com deficiência no ensino regular, em especial, com estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Como metodologia de pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam com autistas, em uma escola de ensino fundamental da rede privada de educação, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a fim de identificar, não só suas noções sobre a neurociência, mas também sobre a educação inclusiva e a participação das famílias no processo educacional. Os resultados apontaram que as professoras tiveram experiências com crianças autistas, aprenderam a lidar com situações específicas do transtorno por meio de experiências práticas, também se verificou que as professoras possuem pouco conhecimento sobre neurociência. Em relação à participação das famílias, constatou-se sua importância para o processo de desenvolvimento da criança, identificando-se diferentes graus de comprometimento familiar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Autismo. Neurociência. Formação docente.
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