Educação Musical na Educação Infantil:
a concepção dos docentes
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7122Palavras-chave:
Educação musical, Formação continuada, Educação infantilResumo
A lei n.º 11.769 determina que a música deva ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo em toda a Educação Básica. Neste artigo tivemos como objetivo identificar a concepção dos docentes frente à compreensão da educação musical como perspectiva tanto na sua formação continuada quanto na formação integral da criança. A fim de atingir o objetivo utilizamos a abordagem qualitativa com seis docentes participantes. Para o levantamento dos dados aplicamos dois questionários, um para conhecer o perfil dos sujeitos e outro para conhecer a concepção do docente sobre a temática da educação musical, envolvendo subtemas como música e cultura, formação docente e educação musical e a música no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que os participantes reconhecem a importancia da música, sendo a mesma uma forma de expressão, por ser uma arte universal e se destacar em várias culturas. Porém, ainda há obstaculs para a prática da linguagem musical no contexto escolar, sendo necessária mais capacitação docente, além de apoio dos governos municipal e federal. Conclui-se pela necessidade de inserir a linguagem musical tanto na formação docente bem como no educando desde tenra idade a fim de ser ter os benefícios que tal linguagem traz para o desenvolvimento integral da criança.
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