Educação Musical na Educação Infantil

a concepção dos docentes

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7122

Palavras-chave:

Educação musical, Formação continuada, Educação infantil

Resumo

A lei n.º 11.769 determina que a música deva ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo em toda a Educação Básica. Neste artigo tivemos como objetivo identificar a concepção dos docentes frente à compreensão da educação musical como perspectiva tanto na sua formação continuada quanto na formação integral da criança. A fim de atingir o objetivo utilizamos a abordagem qualitativa com seis docentes participantes. Para o levantamento dos dados aplicamos dois questionários, um para conhecer o perfil dos sujeitos e outro para conhecer a concepção do docente sobre a temática da educação musical, envolvendo subtemas como música e cultura, formação docente e educação musical e a música no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que os participantes reconhecem a importancia da música, sendo a mesma uma forma de expressão, por ser uma arte universal e se destacar em várias culturas. Porém, ainda há obstaculs para a prática da linguagem musical no contexto escolar, sendo necessária mais capacitação docente, além de apoio dos governos municipal e federal. Conclui-se pela necessidade de inserir a linguagem musical tanto na formação docente bem como no educando desde tenra idade a fim de ser ter os benefícios que tal linguagem traz para o desenvolvimento integral da criança.

Biografia do Autor

Everton Tomiazzi, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação. Pós-graduado com título de especialista em Arte Educação. Graduando em Odontologia . Graduado em Pedagogia. Graduado em Educação Artística. Docente da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Coautor de material em Educação a Distância (EAD) na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE com o curso de Especialização em Linguagem Musical. Coautor dos livros didáticos de Artes dos Sistemas de ensino: Anglo, pH da Somos Educação. 

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

É avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1994), mestrado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Curso de Pós Graduação Em Educação Área de Concent pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

Tomiazzi, E., & Gitahy, R. R. C. . (2024). Educação Musical na Educação Infantil: a concepção dos docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 207–225. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7122