O Retrato do Realismo e Violência na Literatura
Visualizações: 313DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285Palavras-chave:
Rubem Fonseca, Violência, Realismo ferozResumo
Este artigo tem por objetivo refletir e discutir o tema da crueldade na literatura contemporânea brasileira e, mais particularmente, o “realismo feroz”, presente em algumas obras do escritor Rubem Fonseca. A literatura e a arte embasadas na crueldade expõem, de maneira ostensiva e sem mediação, a complexidade das relações fragmentadas estabelecidas entre os indivíduos num determinado grupo social. Essas representações artísticas e literárias se apropriariam de suportes e materiais relacionados às formas extremas da representação do humano e do social desvelando uma série de experiências perturbadoras. Para desenvolver esse tema nos valemos do conceito de “realismo feroz” formulado por Antonio Cândido e retomado por Karl Erik Schøllhammer. Concluímos que nas narrativas do realismo feroz a vulnerabilidade e o risco da existência humana condicionam as condutas pessoais e sociais, ou seja, é a contingência que lança os indivíduos na condição de seres cruéis e frágeis. Essas diversas consciências resultam em seres fragmentados, desamparados e agindo desordenadamente, sem saberem como proceder de forma lógica e racional, apenas agindo instintivamente.
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BARTHES. R. S/Z. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
GIDDENS, A. (2002). Modernidade e identidade Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
ROSSET, Clément. O princípio de realidade suficiente. In: O princípio de crueldade. Trad. José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
WOOD, J. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.