Impactos de uma intervenção pedagógica na transformação das representações sociais de estudantes de educação física sobre práticas sustentáveis

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7420

Palavras-chave:

Ensino, Educação Física, Prática Educativa, Sustentabilidade, Meio Ambiente

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Educação Física instituem a necessidade do tratamento dos conhecimentos relativos às práticas sustentáveis e ao meio ambiente, porém, as discussões científicas sobre a atuação desses professores no esporte, mais especificamente naqueles praticados em meio à natureza e de forma sustentável ainda são poucos. Portanto, a pesquisa buscou explorar e analisar as representações sociais que uma turma de um curso de graduação em Educação Física de uma instituição privada do centro da cidade do Rio de Janeiro possui sobre práticas sustentáveis. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma intervenção pedagógica com aulas sobre práticas sustentáveis e houve aplicação da técnica de associação livre de palavras em dois momentos distintos. O grupo amostral foi constituído por uma turma de 33 estudantes do quarto período. A primeira coleta foi realizada antes do início das aulas e a segunda ao final do processo. Os resultados pré-intervenção desvelaram representações sociais majoritariamente associadas à saúde, mas as evidências identificadas após as aulas demonstraram uma maior associação com o meio ambiente. A pesquisa concluiu que um semestre do curso de uma disciplina sobre práticas sustentáveis permitiu impactar superficialmente as representações sociais dos universitários sobre práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA

Pós-Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringa - UEM

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM-UEM

Pós-Doutor pela Universidade do Minho

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Publicado

11-07-2024

Como Citar

da Silva Triani, F., & de Oliveira Magalhães Júnior, C. A. (2024). Impactos de uma intervenção pedagógica na transformação das representações sociais de estudantes de educação física sobre práticas sustentáveis. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 226–243. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7420