Professores iniciantes e professores experientes em currículos inovadores na graduação em saúde: um estudo sobre formação e docência
Visualizações: 786Palavras-chave:
Docência. Currículo. Ensino Superior. Saúde.Resumo
Com o objetivo de analisar trajetórias, motivações e expectativas de professores iniciantes e experientes que estão inseridos no campus de uma Universidade Federal que faz parte da política de expansão, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes e análise documental dos registros sobre um Programa de Desenvolvimento Docente. As análises revelaram trajetórias diversificadas, com “impactos” significativos no cotidiano formativo. Os professores reconheceram que experimentaram a sensação do novo, do desafio e da necessidade de aprender frente ao trabalho em uma proposta curricular inovadora. No âmbito das vivências, a implantação do Programa de Desenvolvimento Docente revelou-se complexa, concluindo-se que cenários de formação docente nas universidades são considerados como processos fundamentais, mas não suficientes. Neste sentido, são delineadas instigantes dimensões, como a formação docente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), as políticas públicas de educação superior, docência e currículo em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.