Professores iniciantes e professores experientes em currículos inovadores na graduação em saúde: um estudo sobre formação e docência

Visualizações: 784

Autores

  • Sylvia Helena Batista UNIFESP
  • Nildo Alves Batista UNIFESP
  • Geovannia Mendonça Santos UNIFESP
  • Irani Ferreira da Silva Gerab UNIFESP

Palavras-chave:

Docência. Currículo. Ensino Superior. Saúde.

Resumo

Com o objetivo de analisar trajetórias, motivações e expectativas de professores iniciantes e experientes que estão inseridos no campus de uma Universidade Federal que faz parte da política de expansão, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes e análise documental dos registros sobre um Programa de Desenvolvimento Docente. As análises revelaram trajetórias diversificadas, com “impactos” significativos no cotidiano formativo. Os professores reconheceram que experimentaram a sensação do novo, do desafio e da necessidade de aprender frente ao trabalho em uma proposta curricular inovadora. No âmbito das vivências, a implantação do Programa de Desenvolvimento Docente revelou-se complexa, concluindo-se que cenários de formação docente nas universidades são considerados como processos fundamentais, mas não suficientes. Neste sentido, são delineadas instigantes dimensões, como a formação docente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), as políticas públicas de educação superior, docência e currículo em saúde.

 

 

Biografia do Autor

Sylvia Helena Batista, UNIFESP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Professora-Adjunto IV e Diretora do Campus Baixada Santista/UNIFESP.

Nildo Alves Batista, UNIFESP

Doutor em Medicina pela USP e livre-docente em educação médica pela UNIFESP, Professor Titular do Campus Baixada Santista/UNIFESP (Área de ensino em Ciências da Saúde).

Geovannia Mendonça Santos, UNIFESP

Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde/UNIFESP, Campus Baixada Santista.

Irani Ferreira da Silva Gerab, UNIFESP

Doutora em Ciências pela UNIFESP, Professora-Adjunto II da UNIFESP e coordenadora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde CEDESS/UNIFESP

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Batista, S. H., Batista, N. A., Santos, G. M., & Gerab, I. F. da S. (2015). Professores iniciantes e professores experientes em currículos inovadores na graduação em saúde: um estudo sobre formação e docência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 09–25. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/743