Limites e desafios curriculares na formação de profissionais para atuar no sistema único de saúde
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Formação. Currículo. Diretrizes Curriculares.Resumo
Este artigo nasceu da confluência de dois projetos de pesquisa em andamento no Mestrado Profissional - Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), os quais discutem o contexto da formação e das práticas educativas em saúde, tendo o ensino como foco, e uma interlocução teórica sobre o modelo vigente de formação em saúde e os resultados pedagógicos alcançados. A partir de referencial bibliográfico, realiza-se uma reflexão crítica quanto à necessidade de mudanças na formação em saúde e uma maior articulação da educação superior com o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nos conceitos e na promoção da saúde, nos princípios e diretrizes do SUS e na liberdade de integralização e flexibilização curricular. Para isso, discutiu-se, sucintamente, sobre o contexto histórico das políticas públicas educacionais para a saúde e o que se espera da formação do profissional em saúde para a efetivação do SUS.
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