Limites e desafios curriculares na formação de profissionais para atuar no sistema único de saúde

Visualizações: 593

Autores

  • Danielly Ferri Gentil UEMS
  • Elenita Sureke Abilio
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro UEMS

Palavras-chave:

Formação. Currículo. Diretrizes Curriculares.

Resumo

Este artigo nasceu da confluência de dois projetos de pesquisa em andamento no Mestrado Profissional - Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), os quais discutem o contexto da formação e das práticas educativas em saúde, tendo o ensino como foco, e uma interlocução teórica sobre o modelo vigente de formação em saúde e os resultados pedagógicos alcançados. A partir de referencial bibliográfico, realiza-se uma reflexão crítica quanto à necessidade de mudanças na formação em saúde e uma maior articulação da educação superior com o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nos conceitos e na promoção da saúde, nos princípios e diretrizes do SUS e na liberdade de integralização e flexibilização curricular. Para isso, discutiu-se, sucintamente, sobre o contexto histórico das políticas públicas educacionais para a saúde e o que se espera da formação do profissional em saúde para a efetivação do SUS.

 

Biografia do Autor

Danielly Ferri Gentil, UEMS

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional de Ensino em Saúde, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados-MS.

Elenita Sureke Abilio

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional de Ensino em Saúde, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados-MS.  Chefe da Unidade de Telessaúde do HU/UFGD/EBSERH. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HU/UFGD. Docente da Faculdade Anhanguera de Dourados. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde  (GEPES).

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, UEMS

Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS); coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS); e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB)

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Gentil, D. F., Abilio, E. S., & Cordeiro, M. J. de J. . A. (2015). Limites e desafios curriculares na formação de profissionais para atuar no sistema único de saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 77–96. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/747