Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil – Colombia

Visualizações: 517

Autores

  • Ana Maritza Gómez Ochoa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Helena Salgado Bagnato UNICAMP
  • Eunice Almeida da Silva UNICAMP

Palavras-chave:

práticas educativas em saúde. qualidade de vida. prevenção e promoção em saúde.

Resumo

Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde.

 

Biografia do Autor

Ana Maritza Gómez Ochoa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora da Facultat de Enfermeria Universidad Nacional de Colombia – Doutoranda em Educación en  la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) – UNICAMP.

Maria Helena Salgado Bagnato, UNICAMP

Professora Doutora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, coordenadora e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) - UNICAMP.

Eunice Almeida da Silva, UNICAMP

Professora Doutora da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) – UNICAMP.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Ochoa, A. M. G., Bagnato, M. H. S., & Silva, E. A. da. (2015). Las prácticas educativas en salud (pes) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil – Colombia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 97–116. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748