Avaliação, operacionalização e uso de um jogo digital em dispositivos móveis para crianças em ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7482Palavras-chave:
Validação, Avaliação, Estimulação Cognitiva, Jogo Digital, Controle InibitórioResumo
Este trabalho apresenta o processo de avaliação de usabilidade e jogabilidade de um jogo digital em dispositivos móveis voltado para a estimulação cognitiva. O jogo digital “As Incríveis Aventuras de Apollo & Rosetta no Espaço” passou por mudanças oriundas de trabalhos prévios buscando o melhor funcionamento e uso em ambiente escolar. Com um total de 16 participantes do público alvo (n=16), o processo foi dividido em 3 momentos: 1) melhorias do jogo digital através de uma técnica de desenvolvimento cíclico para jogos digitais 2) avaliação de usabilidade e jogabilidade do jogo educacional, no qual participaram 2 crianças no formato remoto devido a restrições relacionadas a COVID-19; e 3) operacionalização de uso do jogo em ambiente escolar, realizado com 14 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I em modalidade de ensino híbrido entre outubro/2021 e dezembro/2021. Como resultado, é demonstrado o processo de validação do jogo digital, com desenvolvimento centrado no usuário final, indicando que o jogo se encontra em bom estado de usabilidade e jogabilidade, bem como pequenos ajustes identificados para sua utilização com um maior número de participantes em ambiente escolar.
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