O professor de educação física e sua atuação na área da saúde pública: percepção dos acadêmicos bolsistas do pet-saúde

Visualizações: 603

Autores

  • Luciana Santos Collier Fiocruz
  • Cláudia Teresa Vieira de Souza Fiocruz

Palavras-chave:

educação física. saúde pública. formação de professores. atuação profissional.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a formação do professor de Educação Física e sua atuação na área da Saúde Pública, a partir da percepção dos alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFF, que participaram em 2012, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Niterói), Rio de Janeiro. Nossa fundamentação teórica é a cultura de movimento, enquanto conjunto de conhecimentos sistematizados nos campos do esporte e aptidão física, da história, da antropologia, da sociologia, da educação e da saúde. Os alunos participantes responderam um questionário com cinco perguntas “abertas” e a análise temática foi utilizada para apreender os núcleos de sentido e interpretar suas narrativas. A partir desta análise, percebemos que a atuação do professor de Educação Física junto às equipes da saúde vem sendo fortalecida gradativamente, embora a sua formação necessite ser ampliada no que tange aos conhecimentos sobre Saúde Pública.

 

Biografia do Autor

Luciana Santos Collier, Fiocruz

Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz.

Cláudia Teresa Vieira de Souza, Fiocruz

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Possui pós-doutoramento em Sociologia da Saúde: Epidemiologia das Doenças Infecciosas pelo Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora titular em Saúde Pública da Fiocruz.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Collier, L. S., & Souza, C. T. V. de. (2015). O professor de educação física e sua atuação na área da saúde pública: percepção dos acadêmicos bolsistas do pet-saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 141–161. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/750

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.