Aproximações etnobiológicas no conhecimento sobre plantas medicinais: possibilidades para promoção do ensino em saúde

Visualizações: 739

Autores

  • Airton José Vinholi Júnior IFMS
  • Icléia Albuquerque de Varga UFMS

Palavras-chave:

Plantas Medicinais. Educação em Saúde. Etnobotânica.

Resumo

Valorizar os conhecimentos tradicionais que os estudantes carregam sobre as plantas medicinais fortalece o interesse para o conhecimento em saúde e potencializa as possibilidades de aprendizagem sobre as temáticas concernentes ao estudo das plantas, trabalhadas na escola. Esta pesquisa teve como objetivo aproximar conhecimento popular e científico com estudantes residentes em uma comunidade quilombola localizada em Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa foi norteada por método etnográfico, em que os saberes locais dos principais detentores de conhecimentos sobre as plantas, moradores da comunidade, foram investigados e, posteriormente, por meio de pesquisa empírica de cunho qualitativo, foi propiciado diálogo de saberes entre o conhecimento etnobotânico da comunidade com os conteúdos trabalhados na disciplina de biologia. Os resultados indicam que os alunos compartilham um corpo significante de saberes e práticas próprios de suas tradições culturais, que ora, diante da intensificação do processo de globalização, apresentam riscos de desaparecimento e/ou descaracterização. Levando-se em consideração a metodologia utilizada para investigar os saberes locais sobre as plantas medicinais, conclui-se que a inclusão dos conhecimentos etnobotânicos nas aulas de Biologia abriu possibilidades para o diálogo entre os saberes empíricos dos estudantes e os conteúdos voltados para a educação em saúde.



Biografia do Autor

Airton José Vinholi Júnior, IFMS

Doutor em Educação pela UFMS. Tem experiência em projetos de pesquisa em áreas de Cerrado, Pantanal e Amazônia. Atualmente é docente e Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã.

Icléia Albuquerque de Varga, UFMS

Doutorada em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Vinholi Júnior, A. J., & Varga, I. A. de. (2015). Aproximações etnobiológicas no conhecimento sobre plantas medicinais: possibilidades para promoção do ensino em saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 162–187. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/751