Materialismo e influência dos pares nas decisões de consumo entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7518Palavras-chave:
suscetibilidade, consumismo, Influência InterpessoalResumo
O materialismo é um fenômeno essencialmente humano, que se manifesta no contexto social e pode estar sob a influência dos pares. Esse estudo relacionou materialismo e influência dos pares nas decisões de consumo, com o objetivo de averiguar em que medida o materialismo prediz a influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 195 estudantes do ensino fundamental anos finais. Foram empregadas escala de materialismo e escala de influência dos pares. A coleta de dados ocorreu in loco, e utilizou-se regressão linear para a análise de dados. Os resultados evidenciaram uma forte relação entre o materialismo e a influência dos pares. Verifica-se a existência de predisposição regressiva para os adolescentes aceitarem o materialismo como alternativa à influência dos pares nas decisões de consumo. À medida que aumenta o nível acadêmico e a idade, diminuem atitudes materialistas em busca de aceitação dos pares. Entretanto, estudantes do sexo masculino são mais suscetíveis ao materialismo e à influência dos pares. O materialismo afeta a influência dos pares e, influencia direta ou indiretamente as relações de consumo, a médio e longo prazo. Esse resultado consolidou o materialismo como preditor da influência dos pares.
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