Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes

Visualizações: 44

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539

Palavras-chave:

educação, Pedagogia decolonizadora, estratégias educativas

Resumo

Construímos a proposta de formação Pachakutiy como forma de contribuir para a subversão dos mecanismos de dominação nos alunos do ensino universitário na região dos Andes. Pela necessidade e importância de desenvolver uma posição crítica decolonial e (re)pensar, a fim de identificar as tensões entre dominação e possibilidades de renovação. Propomos a metodologia ñuqanchik, está baseada em três orientações, a primeira, uma orientação metodológica com base analítica, a segunda, é uma orientação cultural, cuja base é a interpretação do que foi vivido a partir da memória histórica das relações entre os participantes da pesquisa e os fenômenos sociais investigados. Os resultados desta investigação vão ao encontro das constatações de Dos Santos, que revela uma tensão constante, mas também leve na estrada, há que considerar também o papel ativo de todos os participantes, e que são potenciais pontos de apoio para diversos caminhos emancipatórios, portanto, a Pesquisa é considerada ação participativa. Consideramos a urgência de repetir essas experiências em vários espaços de formação, outras disciplinas, outras universidades, pela grande necessidade de resgatar princípios básicos para viver em harmonia, que devem ser tecidos em contextos específicos, mas cuja singularidade não representa fraqueza.

Biografia do Autor

Sonia Cristina Vermelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO DE JANEIRO

.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: ___. Palavras e sinais. Trad., notas e glossário de maria helena Ruschel; supervisão de Álvaro Valls. Petropolis, RJ: Vozes, 1995a, p. 104–123.

___________ . Acerca de la relación entre sociología y psicología. In: ___Teoria Crítica del sujeto. Buenos Aires, Ar: Ed. Siglo XXI, 1986. p. 36–83.

___________ . Educação e emancipação. Trad. W. Leo Maar, Sao Paulo; Ed. Paz e Terra. 1995b.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A Industria Cultural: O esclarecimiento como mistificacao das massas. In: ______ Dialéctica do Esclarecimento. 2, ed. Trad. uido antonio de Almeida. Rio de Janeiro. J. Zahar, 1986, p.113-156.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La Hybris del punto cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Universidad Javeriana, 2010. 2005.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. "Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico", en CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (coords). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar. 2007.

DOS SANTOS, Virginia. Colonialidade do saber e a dinâmica universitária latino americana: reflexões desde e com o eixo de Fundamentos de América Latina da UNILA. Universidad Federal de Integración latinoamericana. 2018.

FALS BORDA, Orlando; MD. ANISUR. Acción y conocimiento: Rompiendo el monopolio con la IAP. Bogotá: Rahman. 1991.

___________ . Antología una sociología sentipensante para America Latina. (V. Moncayo). Buenos Aires: siglo ventiuno editores. 2015.

FANON, Franz. Los condenados de la Tierra, Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica. (Primera edición en francés: FANON, Frantz (1961), Les damés de la terre, Paris, Maspero.). 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. México, Siglo XXI (primera edición en español de 1970), 36ª edición, 1987.

___________ . Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

___________ . A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados, 1982.

FOUCAULT, Michel. Un diálogo sobre el poder y otras conversaciones. Primera edición con nueva introducción. Alianza Editorial S. A Madrid, España. 2001.

GARCÍA LINERA, Álvaro. La potencia plebeya: acción colectiva e identidades indígenas, obreras y populares en Bolivia. Siglo XXI ed. Buenos Aires, 2015.}

GUERRERO ARIAS, Patricio. Corazonar el sentido de las epistemologías dominantes desde las sabidurías insurgentes, para construir sentidos otros de la existencia (primera parte). Calle14: revista de investigación en el campo del arte [Internet]. 2010. 4 (5): 80-94. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=279021514007

KRENAK, Ailton. Ideas para adiar o fim do mundo. 1° edición. Sao Paulo: Compañía das Letras. 2019.

KRENAK, Ailton. O amanha não esta a venda. 1° edición. Sao Paulo: Compañía das Letras. 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: Contribuciones al desarrollo de un concepto”, en CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOQUEL, R. (eds.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global.Bogotá: Siglo del Hombre editores. p. 133–144, 2007.

MARX, Karl. O capital. Livro 2: O processo de circulação do capital. Trad. Reginaldo Sant’anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. 2008.

MARX, Karl.; ENGELS, Frederich. Manifiesto del Partido Comunista. Centro de ed. México. 2011.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas, p. 227–278, 2005.

_________. Prólogo, In: ____. Textos básicos. MARIÁTEGUI José Carlos. México, FCE, 1991.

_________. El marxismo de Mariátegui. In: ____. El marxismo de José Carlos Mariátegui. SOBREVILLA ALCÁZAR, David. Lima, Empresa Editora Amauta, 1995.

TUBINO, Fidel. Las prácticas discursivas sobre la interculturalidad en el Perú de hoy. Propuesta de lineamientos para su tratamiento. [Consultoría]. p. 125, 2005. Disponible en: https://centroderecursos.cultura.pe/sites/default/files/rb/pdf/Las%20practicas%20discursivas%20sobre%20la%20interculturalidad%20en%20el%20Peru%20de%20hoy.pdf

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogía de-colonial: in-sugir, re-existir y revivir” en Patricia Medina Melgarejo (ed.) Educación intercultural en América Latina: Memorias, horizontes históricos y disyuntivas políticas, UPN, CONACYT, P y V. 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Construyendo unterculturalidad crítica, p. 75–96, 2010.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad. Perspectivas Críticas y políticas. Visao Global, Joacaba, vol. 15, n 1-2, 2012.pp. 61-74

Downloads

Publicado

11-01-2024

Como Citar

NIEVA, L., & Vermelho, S. C. (2024). Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 193–207. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539