Saberes e sabores do alimento: um breve resgate pela história

Visualizações: 1377

Autores

  • Terezinha Pompeo Vinha

Palavras-chave:

História. Cultura. Alimento. Sabor.

Resumo

O texto que trazemos constitui um banquete de ideias que se oferecem à reflexão a respeito do alimento e de seus usos historicamente situados. Partindo de uma investigação historiográfica, entendemos que os hábitos alimentares situam-se no campo da cultura e não são universais e, assim como o alimento, inserem-se na história como objeto cultural. Observamos que os modos e escolhas referentes à alimentação refletem as relações sociais culturalmente criadas para além da finalidade de saciar a fome e se expandem para sentidos culturalmente construídos. Esperamos, com o texto, trazer uma perspectiva sobre o tema do alimento na história que caminhe no sentido do seu entendimento não como simples fruto da terra, mas em função dos modelos produtivos de que dispomos, como elemento portador de ideologias e leituras de mundo.



Biografia do Autor

Terezinha Pompeo Vinha

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora de Educação Fundamental na Prefeitura Municipal de Rio Claro e integrante do grupo de estudos e pesquisa HIIFEM - UNICAMP e História, Ficção e Literatura UNESP.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Vinha, T. P. (2015). Saberes e sabores do alimento: um breve resgate pela história. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 289–311. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/758