Avaliação de leitura e escrita em turmas de 5º ano de uma escola pública em Londrina-PR

Visualizações: 753

Autores

  • Fábio Luiz da Silva Universidade Norte do Paraná
  • Karina Lane Vianei Ramalho de Sá Furlane Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina
  • Edmilson Lenardão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.760

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Procedimento Cloze. EAVE.

Resumo

Muitos estudos têm apontado as deficiências na leitura e na escrita dos alunos brasileiros. Esse artigo objetiva contribuir com o estudo desse problema, descrevendo e analisando uma pesquisa realizada com alunos de 5º ano de uma escola pública do município de Londrina-PR. A pesquisa visava verificar a viabilidade teórica e prática da aplicação de instrumentos para avaliação de leitura e escrita. Foi escolhido para a avaliação da leitura o procedimento Cloze, já utilizado em diversas pesquisas com o mesmo objetivo. Para a avaliação da escrita, optou-se pela Escala de Avaliação da Escrita (EAVE), também já aplicada em estudos semelhantes. Após a aplicação dos instrumentos de pesquisa foi possível concluir que tais instrumentos são importantes e viáveis no diagnóstico dos alunos em relação leitura e escrita, bem como a necessidade do domínio desses conhecimentos para o bom desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

Biografia do Autor

Fábio Luiz da Silva, Universidade Norte do Paraná

Doutor em História. Professor do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens de suas Tecnologias da Unopar. Professor do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Karina Lane Vianei Ramalho de Sá Furlane, Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Biologia Vegetal, professora do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Edmilson Lenardão, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação, diretor do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina, professor assistente da Universidade Estadual de Londrina. Foi membro do Conselho Estadual de Educação/PR.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

da Silva, F. L., Vianei Ramalho de Sá Furlane, K. L., & Lenardão, E. (2016). Avaliação de leitura e escrita em turmas de 5º ano de uma escola pública em Londrina-PR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 106–120. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.760