Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana:

A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610

Palavras-chave:

Boe Bororo, Educação indígena, Escola indígena, Educação Boe

Resumo

A temática da educação escolar indígena vem sendo estudada há bastante tempo, porém ainda continua sem a devida atenção por parte de gestores públicos e políticos. Por vezes, a diversidade indígena ainda é tratada com um viés positivista, cuja finalidade é a integração aos padrões eurocêntricos, ou simplesmente percebida como uma diferenciação na qual os aspectos culturais devem permanecer estáticos. Como o processo de escolarização indígena no Brasil teve como tendência a padronização de currículos e práticas, a problemática desta investigação se orienta pela seguinte questão-problema: Qual é a escola sonhada pela comunidade escolar Boe? Neste sentido, a Metodologia de Investigação Comunicativa Crítica foi o aparato a ser utilizado no trabalho, já que pressupõe uma escolha política, contrária à noção de neutralidade científica e comprometida com as lutas de grupos marginalizados. Foi constatado na pesquisa, em oposição à escola da sociedade envolvente que tem supervalorizado índices e resultados individuais, o desejo da comunidade escolar de Tadarimana por uma concepção de escola mais comunitária, com bases ancestrais, sem abrir mão da formação de jovens com boas condições de se tornarem profissionais capacitados para defender a comunidade diante do não indígena.

Biografia do Autor

André Guilherme Brandão dos Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis.

Eglen Silvia Pipi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

É professora associada da Universidade Federal de Rondonópolis, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na linha de pesquisa em Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Coordena o Grupo de Estudos em Aprendizagem Dialógica e também é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Educação e Cultura (COEDUC, UFMT). É pós-doutora em Educação (UFSCar/SP) e possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com estágio realizado na Espanha (Barcelona/ESPN), no CREA (União Europeia) - Community of research on excelence for all.

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

Brandão dos Santos, A. G., & Pipi Rodrigues, E. S. (2024). Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana:: A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 208–225. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610