A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária

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Autores

  • Elisangela Santos de Amorim UFMA

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627

Palavras-chave:

Decolonial, Paulo Freire, Assentamento da Reforma Agrária

Resumo

Este artigo aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para uma educação contra hegemônica, decolonial, partindo das influências de outros pensadores latino-americanos que perpassaram por suas obras. Tem como objetivo analisar sua contribuição para uma educação popular, do campo e mais especificamente dos assentamentos da Reforma agrária, pautada num viés emancipatório e que rompa com a matriz colonial de poder. Aborda ainda, a constituição dos assentamentos da Reforma agrária no Brasil e o processo de institucionalização da Educação nesses territórios, demarcando um novo momento na história da educação desse pais. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e interdisciplinar e fundamentou-se na perspectiva histórica. Os resultados evidenciam que a contribuição e Paulo Freire na formação inicial das/dos professoras/es traz uma concepção emancipatória da educação, mas que embora suas ações sejam motivadas por um viés emancipatório, dado pelos movimentos sociais, algumas reproduzem em suas práticas a lógica da matriz colonial do poder.

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

Santos de Amorim, E. (2024). A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 253–273. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627