A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627Palavras-chave:
Decolonial, Paulo Freire, Assentamento da Reforma AgráriaResumo
Este artigo aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para uma educação contra hegemônica, decolonial, partindo das influências de outros pensadores latino-americanos que perpassaram por suas obras. Tem como objetivo analisar sua contribuição para uma educação popular, do campo e mais especificamente dos assentamentos da Reforma agrária, pautada num viés emancipatório e que rompa com a matriz colonial de poder. Aborda ainda, a constituição dos assentamentos da Reforma agrária no Brasil e o processo de institucionalização da Educação nesses territórios, demarcando um novo momento na história da educação desse pais. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e interdisciplinar e fundamentou-se na perspectiva histórica. Os resultados evidenciam que a contribuição e Paulo Freire na formação inicial das/dos professoras/es traz uma concepção emancipatória da educação, mas que embora suas ações sejam motivadas por um viés emancipatório, dado pelos movimentos sociais, algumas reproduzem em suas práticas a lógica da matriz colonial do poder.
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