O pensamento libertário de Paulo Freire

intersecções com a decolonialidade, o afrocentrismo e os saberes griôs quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7635

Palavras-chave:

Paulo Freire, Decolonialidade, Afrocentrismo, Saberes griôs

Resumo

O presente artigo visa demonstrar as intersecções do pensamento de Paulo Freire para a construção de uma pedagogia decolonial, afrocêntrica e quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, dividida em duas partes: primeiro, traçamos algumas influências de Freire com autores decoloniais e afrocêntricos, destacando as contribuições de Frantz Fanon para a obra freireana e depois apontamos a importância do pensamento freireano como força para os movimentos sociais. Em seguida, apresentamos uma pesquisa empírica resultado de um projeto de extensão intitulado Saberes Griôs, Literatura, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais, realizado em uma comunidade quilombola no interior do estado do Maranhão: a comunidade da Vila das Almas, no quilombo Saco das Almas, em Brejo-MA. Conclui-se que Paulo Freire sofreu fortes influências de Frantz Fanon na produção de suas obras e o seu pensamento é precursor das bases epistemológicas da decolonialidade. Aponta-se também o quanto o pensamento de Freire inspirou pensadores decoloniais e do afrocentrismo americano (norte e sul), bem como a sua filosofia da educação influencia diretamente professores quilombolas no processo ensino-aprendizagem dos saberes griôs.

Biografia do Autor

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado III do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão.Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

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Publicado

18-01-2025

Como Citar

Brussio, J. C. (2025). O pensamento libertário de Paulo Freire: intersecções com a decolonialidade, o afrocentrismo e os saberes griôs quilombolas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 179–200. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7635