O pensamento libertário de Paulo Freire
intersecções com a decolonialidade, o afrocentrismo e os saberes griôs quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.7635Palavras-chave:
Paulo Freire, Decolonialidade, Afrocentrismo, Saberes griôsResumo
O presente artigo visa demonstrar as intersecções do pensamento de Paulo Freire para a construção de uma pedagogia decolonial, afrocêntrica e quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, dividida em duas partes: primeiro, traçamos algumas influências de Freire com autores decoloniais e afrocêntricos, destacando as contribuições de Frantz Fanon para a obra freireana e depois apontamos a importância do pensamento freireano como força para os movimentos sociais. Em seguida, apresentamos uma pesquisa empírica resultado de um projeto de extensão intitulado Saberes Griôs, Literatura, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais, realizado em uma comunidade quilombola no interior do estado do Maranhão: a comunidade da Vila das Almas, no quilombo Saco das Almas, em Brejo-MA. Conclui-se que Paulo Freire sofreu fortes influências de Frantz Fanon na produção de suas obras e o seu pensamento é precursor das bases epistemológicas da decolonialidade. Aponta-se também o quanto o pensamento de Freire inspirou pensadores decoloniais e do afrocentrismo americano (norte e sul), bem como a sua filosofia da educação influencia diretamente professores quilombolas no processo ensino-aprendizagem dos saberes griôs.
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