Expediente
Visualizações: 215DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654Palavras-chave:
Pandemia, capitallismo, emancipaçãoResumo
Apresentação
Finalizamos um ano repleto de desafios para a educação e para a pesquisa nacional e, mesmo diante de tal constatação, a revista Interfaces da Educação, compartilha o seu compromisso com a divulgação científica na área da educação. Queremos afirmar nosso posicionamento contra-hegemônico, diante de todo ataque sofrido pelas Universidades públicas e a Ciência brasileira nos últimos anos, o corte de verbas, a falta de investimentos, limitações de pessoal técnico e de apoio institucional, além dos desafios impostos pelo capitalismo pandêmico. Conforme Antunes (2022)
Não foram nada fáceis esses anos pandêmicos. Por dias e meses (E já no terceiro ano de Covid-19) nem sequer sabíamos como seria o dia de amanhã. O nosso, os dos nossos e, especialmente, da enorme humanidade que labora dura e cotidianamente para sobreviver. (p.5)
Nessa direção, faz-se necessário registrar o trabalho desta equipe editoral, especialmente à Profa. Dra. Juliana do Prado, que durante a Pandemia dedicou-se ao trabalho da revista, mas que em 2022 afastou-se para estudos de pós-doutoramento. Também recebemos apoio institucional da Editora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e, do trabalho imprescindível na editoria on line, da Jaqueline Maguetas e, por fim, à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação (PGEDU), da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. Agradecemos, também, a compreensão e paciência dos autores e das autoras dos 41 artigos e 2 resenhas que compõem último número publicado em 2022. Não foi um período fácil, mas muito estimulante e, esperamos contribuir com a crítica e com a luta pela emancipação política e humana.
Temos a satisfação de apresentar o número 39, volume 13 da “Interfaces da Educação”, que se prepara para completar 10 anos de existência, em 2023, e convidá-los a uma leitura prazerosa dos artigos e resenhas que compõe o último número de 2022 da nossa revista, resultantes do trabalho de pesquisadores e pesquisadoras advindos de diversas regiões do Brasil que nos apresentam, também, uma diversidade de pesquisas na área da educação.
Boa leitura!
Referências
ANTUNES, R. Capitalismo Pandêmico. Boitempo: São Paulo, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.