Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida

Nada de novo no front

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Currículo crítico, Mundo do trabalho

Resumo

O presente ensaio busca localizar o Novo Ensino Médio, determinado pela Lei n. 13.415/2017, como um desenho curricular que traz, para a última etapa da Educação Básica, mudanças como ampliação da carga-horária, divisão da formação em geral e específica e possibilidade de carga-horária a distância. No entanto, com o desenvolvimento de sua implementação, já é possível verificar que as alterações propostas não acarretam novidades nas estruturas escolares, ou seja, a mudança se faz para manter e aprofundar uma dualidade educacional e não há nada de novo no front do processo de metabolismo do capital no qual a escola se inscreve. Tendo em vista esses indícios, buscamos elucidar que o cerne do Novo Ensino Médio se situa no Projeto de Vida, componente curricular permeado pela noção de empreendedorismo como categoria indispensável à preparação do(a) jovem para o trabalho. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, que contou com um panorama histórico-normativo das reformas educacionais decorridas no Brasil desde a década de 1930 e uma pesquisa bibliográfica-documental de cunho materialista-dialético para desvelar criticamente as intencionalidades desse novo projeto de Ensino Médio e suas relações com as transformações do mundo do trabalho que culminaram na reforma trabalhista aprovada pelo Governo Temer.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Currículo crítico. Mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas. E-mail: zanardi@pucminas.br. ORCID https://orcid.org/0000-0003-4742-9288

Júlia de Moura Martins Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras , graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: julia.guimaraes@ufmt.br . ORCID https://orcid.org/0000-0002-8305-7613.

Wanderson de Sousa Cleres, Fundação Helena Antipoff

Graduado em História e Pedagogia. Professor da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Diretor de Educação Básica da Fundação Helena Antipoff (MG). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: wcleres@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7352-0646

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

Zanardi, T. A. C., Guimarães, J. de M. M., & Cleres, W. de S. (2023). Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida: Nada de novo no front. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 660–680. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660