Ensino superior: saberes docentes e pratica pedagógica

Visualizações: 693

Autores

  • Ana Paula Pereira Arantes FAMA / UNOESTE
  • Raimunda Abou Gebran UNOESTE

Palavras-chave:

Ensino Superior. Curso de Pedagogia. Saberes docentes.

Resumo

Esta pesquisa analisou os saberes dos professores atuantes em um curso de Pedagogia. O trabalho constituiu como abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 10 professores. A análise dos saberes destes professores centrou-se em três categorias: saberes de formação, do conhecimento pedagógico e da experiência. A análise revelou a predominância dos saberes da formação, oriundos dos conteúdos específicos da disciplina que o professor ministra, uma fragmentação da relação teoria e prática e uma limitação do saber profissional no que tange à consciência da sua ação pedagógica. Não foram identificadas situações que propiciam saber experiencial a partir das relações com seus pares.

Downloads

Publicado

27-03-2016

Como Citar

Arantes, A. P. P., & Gebran, R. A. (2016). Ensino superior: saberes docentes e pratica pedagógica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 197–218. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/771