Impactos do PIBID acerca do ensino por investigação na visão dos professores supervisores

Visualizações: 656

Autores

  • Mariana Bolake Cavalli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Daniela Frigo Ferraz Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.774

Resumo

Essa é uma pesquisa acerca dos impactos do PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência) no subprojeto “Ensino de Ciências e Biologia por Investigação: uma relação entre teoria e prática” o qual fora desenvolvido no curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Após a aplicação do módulo de Ensino por Investigação na sala de aula, realizou-se uma análise qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas, feitas com os professores supervisores, podendo assim avaliar que impactos o PIBID provocou na prática pedagógica dos professores supervisores e aos alunos das escolas de educação básica. Ficou explicito o aumento do interesse dos alunos pela aula e para os professores supervisores possibilitou uma visão de novas metodologias.

Biografia do Autor

Mariana Bolake Cavalli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Cascavel. No momento cursa Especialização em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Educação na UNIOESTE. Participa do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia- GEBCA, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia- GECIBIO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

É professor Assistente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação em ciências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores. É membro da ABRAPEC (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências) e membro do GECIBIO (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia) junto ao CNPq.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Cavalli, M. B., & Ferraz, D. F. (2016). Impactos do PIBID acerca do ensino por investigação na visão dos professores supervisores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 151–165. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.774