Apropriações de filmes e vídeos na educação médica

Visualizações: 750

Autores

  • Américo de Araujo Pastor Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4709-1221
  • Luiz Augusto Coímbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro – NUTES/UFRJ
  • Marcus Vinícius Pereira Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ http://orcid.org/0000-0002-8203-7805
  • Wagner Gonçalves Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.806

Palavras-chave:

revisão de literatura. educação médica. recursos audiovisuais

Resumo

A educação tem se apropriado de filmes e vídeos segundo concepções nem sempre problematizadas dessas mídias, que por usa vez guiam os modos como elas serão utilizadas em sala de aula. Considerando o recente crescimento do número de estudos sobre vídeos e filmes na área de Educação Médica nos últimos anos, torna-se relevante caracterizar essa produção e identificar que concepções norteiam essas apropriações. Diante disso, apresentamos uma revisão de literatura dos últimos dez anos de produções em periódicos, que revelou a carência de pressupostos embasados em resultados de pesquisa, uma vez que tanto os estudos teóricos quanto os empíricos conferem aos audiovisuais potenciais e vantagens que necessitam ser mais bem estudados.

Biografia do Autor

Américo de Araujo Pastor Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Luiz Augusto Coímbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro – NUTES/UFRJ

Graduado em Cinema, Mestre e Doutor em Comunicação. É professor no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente coordena o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Saúde. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Marcus Vinícius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

Licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. É professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC).

Wagner Gonçalves Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ

Graduado em História Natural, Mestre em Educação e Doutor em Educação em Ciências e Saúde. É professor da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

de Araujo Pastor Junior, A., Coímbra de Rezende Filho, L. A., Pereira, M. V., & Gonçalves Bastos, W. (2016). Apropriações de filmes e vídeos na educação médica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 159–177. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.806