Apresentação

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Resumo

Apresentação

Há um esforço de amplitude nacional dos periódicos para inovar na divulgação científica na área da educação e assim qualificar todo o processo de submissão, avaliação e publicação das pesquisas com celeridade e nos termos da ciência aberta. Trata-se de eventos que colocam a agilidade das tecnologias da informação e da comunicação a serviço dos trâmites de publicação. Temos como exemplo: a adoção de fluxo contínuo ao invés de dossiês; o término da distribuição impressa e a proatividade compartilhada de todos os periódicos para evitar práticas de má fé. Com o nosso periódico não tem sido diferente, temos tentado a todo possível promover a qualidade sem perder a relação humana de respeito com as autorias.

Significa, com isso, que o nosso objetivo é o de qualificar constantemente o processo a fim de tornar mais práticos, com rigor e a qualidade desejada, os procedimentos feitos até a publicação dos estudos e pesquisas. Estamos em fase de revisão dos processos de trabalho que tornam hábeis todos os procedimentos desde a submissão até a publicação. Questões endereçadas a quem entende a necessidade de adoção de procedimentos coesos e com rigor ético que as pesquisas científicas demandam para uma área do conhecimento, sobretudo para a manutenção do rigor científico que exige um periódico científico.

A Revista Interfaces da Educação apresenta o último número de 2022 com temáticas cujos olhares demarcam que em diferentes lugares, as autorias estão com um olhar desconfiado de informações rasas e superficiais. Adotam, para isso, modelos críticos de geração de conhecimento que colocam em questionamento constante os acontecimentos que afetam o ensino, a aprendizagem, a formação docente, o trabalho docente etc.

 As pesquisas deste número atentam-se com inquietude para as questões que afetam o cenário educacional do tempo presente. Resultado disso, neste número podemos encontrar estudos voltados para o estágio de licenciatura em pedagogia durante o período pandêmico; desvalorização docente; o esporte na base nacional comum curricular (BNCC); o ensino de química para escolares surdos do ensino médio técnico; aulas remotas; licenciatura em matemática; atendimento educacional especializado; formação de profissionais da psicologia; ensino médio de tempo integral; docência em fisioterapia; psicopedagogia na inclusão escolar; o PIBID; ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Amazonia; avaliação formativa na graduação em Enfermagem; educação bilíngue; docência em microbiologia e outros mais. 

Convidamos você para prestigiar o novo número.

Fernando Guimarães Oliveira da Silva

Biografia do Autor

Fernando Guimarães, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor permanente do programa de pós-graduação em educação e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - Unidade de Paranaíba/MS). Professor colaborador do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campus de Três Lagoas/MS). Coordenador de área do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância, do polo de Aparecida do Taboado/MS. Coordenador do Núcleo de estudos e pesquisas em educaç(ões) antirracistas, diversidades e direitos humanos (NEPEA). Editor da Revista Interfaces da Educação do PGEDU UEMS. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM/Sede). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEMS (Unidade de Paranaíba/MS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - Campus de Três Lagoas). Pesquisa diversidades de gênero e de sexualidades, pautas LGBTI+, violência sexual, educação não-escolar, educação antirracista.

Referências

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Guimarães, F. (2023). Apresentação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/8353