O estágio supervisionado como práxis na educação profissional técnica de nível médio:

uma proposta de aplicação da metodologia da problematização

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8444

Palavras-chave:

estágio supervisionado, educação profissional técnica de nível médio, metodologia da problematização, aprendizagem crítico-reflexiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o estágio supervisionado na educação profissional técnica de nível médio
(EPTNM) e apresentar a Metodologia da Problematização como estratégia pedagógica capaz de promover a
formação crítico-reflexiva dos estudantes. Partindo de uma perspectiva crítico-dialética, o artigo analisa as
contradições e os desafios do estágio supervisionado como um espaço de reprodução e de resistência às relações de
trabalho no capitalismo. Em seguida, descreve a Metodologia da Problematização, seus fundamentos e sua
aplicação com os estudantes do curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Baiano (IFBAIANO), Campus Santa Inês, durante o segundo semestre de 2023. E por fim, apresenta os
resultados obtidos pelo teste realizado, que sinalizaram a pertinência e a relevância quanto ao uso dessa abordagem
pedagógica para a aprendizagem crítico-reflexiva no âmbito do estágio supervisionado.

 

Biografia do Autor

Anderson Correia dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Possuo graduação em Licenciatura em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009) e Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Sou servidor público federal, ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Baiano. Atualmente ocupando a função de Secretário de Registros Acadêmicos

Carlos Alex de Cantuária Cypriano, instituto Federal da Bahia

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1996) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). É Servidor Sênior Voluntário (professor aposentado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professor do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Vinculado ao Grupo de Pesquisa "Trabalho, Desenvolvimento e Tecnologias de Gestão", atuando na Linha de Pesquisa "Gestão de Empreendimentos Solidários e de Tecnologias Sociais". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão tecnológica, tecnociência solidária, cooperativismo, estudos CTS e incubação. Sua atividade científica e docente é precedida por 20 anos de experiência profissional em gestão da produção na indústria e em serviços.

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Publicado

10-01-2025

Como Citar

Santos, A. C. dos, & Cypriano, C. A. de C. (2025). O estágio supervisionado como práxis na educação profissional técnica de nível médio:: uma proposta de aplicação da metodologia da problematização. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 223–244. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8444