Kahoot e Peer Instruction
Uma ação tecnológica na (re)significação do conteúdo sobre Ligações Químicas
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8601Palavras-chave:
Ensino de química, tecnologias, gamificaçãoResumo
Esta pesquisa visa analisar as implicações de uma intervenção pedagógica, realizada com estudantes da Educação Básica, sobre a utilização do kahoot alicerçado à Peer Instruction para oportunizar a retomada e a ressignificação de conceitos do conteúdo de ligações químicas. Originado de uma ação docente realizada com uma turma de primeira série do ensino médio em uma escola pública no município de Cametá, estado do Pará, esse estudo, de natureza básica, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, tem procedimento de intervenção pedagógica, dividido em dois momentos distintos. No primeiro momento, integrou-se tecnologias digitais à estratégia de aprendizagem ativa Peer Instruction, utilizando o Kahoot para retomar e (re)significar conceitos relacionados às ligações químicas. No segundo momento, aplicou-se um questionário no Google Forms para sondar a percepção dos estudantes em relação à metodologia utilizada na intervenção. As respostas dos estudantes obtidas por meio do questionário indicam que, além de atingir os objetivos iniciais da pesquisa, a dinâmica proporcionada pela interação e pela competição saudável durante o uso do Kahoot permitiu aos estudantes experimentarem o dinamismo da aprendizagem, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação.
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