Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade -

lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina

Visualizações: 22

Autores

Palavras-chave:

Resistência., Interculturalidade, Decolonialidade

Resumo

Caríssimos/as leitores/as,

 

É com alegria que apresentamos os artigos que constituem o Dossiê: Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - Lições de Paulo Freire para a Formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina nesta edição da Revista Interfaces da Educação. Os organizadores vinculam-se à Redyala – Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais, que agrupa lideranças e participantes de movimentos sociais e populares, educadoras(es) e pesquisadoras(es) de distintas nacionalidades, etnias, línguas, culturas e vínculos institucionais, que se movem pautados nos pressupostos da decolonialidade, interculturalidade. Atualmente a Rede é tecida por participantes de 9 (nove) países (Argentina, Brasil, Chile, Congo, Costa Rica, Cuba, México, País Basco e Peru), 11 IES e diversos movimentos sociais, com a produção de publicações,  realização de reuniões e eventos transmitidos pelo Youtube: <https://www.youtube.com/@REDYALA>. Desse modo, há um esforço contínuo para a aproximação de pessoas, grupos e movimentos sociais, a partir dos princípios da coletividade e da pluridiversidade de pensamentos para a construção de saberes, conhecimentos, encontros e partilhas autenticamente abyalanos.

 

Biografia do Autor

Léia Teixeira Lacerda, UEMS, Brasil

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou na Coordenadoria dos Cursos Normal Superior e Normal Superior Indígena no período de 2002 a 2005 e no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS, no período de 2009 a 2018. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Vencedora do Prêmio Péter Murányi em 2009 na área de Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das DST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero, educação sexual, história indígena, histórias de vida e educação escolar indígena.

Eglen Silvia Pipi Rodrigues , Universidade Federal de Rondonópolis

Doutora em Educação pela UFSCar. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu da UFR/MT, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educ(Ações) e Re-Existências. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Interdisciplinar. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

Francisco Gárate Vergara, Investigador en Centro de Investigación Iberoamericano en Educación CIIEDUC

Postdoctor en Gobernanza y Políticas Públicas para la educación, Cátedra Iberoamericana de Educación (UAH – OEI).  Doctor en Planificación e Innovación Educativa, Universidad de Alcalá, España. Académico en Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación de Chile (UMCE). Investigador en Centro de Investigación Iberoamericano en Educación CIIEDUC. Miembro Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.

Referências

As fontes consultadas para a elaboração da apresentação são os artigos que constituem o dossiê.

Downloads

Publicado

09-04-2024

Como Citar

Lacerda, L. T., Pipi Rodrigues , E. S., & Gárate Vergara, F. (2024). Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade -: lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 5–29. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/8602