Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Para Educação do Campo no Brasil

Implicações e Perspectivas em Escolas de Assentamentos Rurais em Vitória da Conquista/BA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8645

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares para Educação do Campo, Currículo Oculto, Educação do Campo, MST

Resumo

O presente artigo apresenta a política da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Princípios da Educação do Campo, pautados na formação omnilateral. A questão norteadora de que maneira a BNCC se inter-relaciona com a Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão de literatura e pesquisa de campo, sustentada no Materialismo Histórico-Dialético. Entre os resultados, constatamos que a Educação do Campo não se mantém exclusivamente sob viés emancipatório, verificamos a necessidade de pensar no currículo escolar, firmado no compromisso político que visa à formação humana, para além das habilidades e competências, já que por meio dessas categorias, o Estado se compromete apenas com o básico previsto na Base. Para tanto, faz-se necessário que a prática pedagógica considere as metas da BNCC que tratam da diversidade e da cultura, articulando-as ao currículo paralelo, também compreendido como “currículo oculto”. Em vista da formação baseada em aprendizagens essenciais, habilidades e competências, a BNCC está na contramão do Decreto 7352/2010, desmaterializando o resultado da luta por uma Educação do Campo como projeto histórico-social de reparação para a classe trabalhadora do campo.

Biografia do Autor

Rosimeiry Souza Santana, Southwest Bahia State University

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sodoeste da Bahia- Brasil. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED.) Membro do Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Memória e História das ideias pedagógicas contra-hegemônicas; Bolsista da CAPES. Correio eletrônico: rosysantana007@hotmail.com.

 

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Memória e História das ideias pedagógicas contra-hegemônicas; do HISTEDBR e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). Correio eletrônico: claudio.felix@uesb.edu.br.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Santana, R. S., & Santos, C. E. F. dos. (2024). Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Para Educação do Campo no Brasil: Implicações e Perspectivas em Escolas de Assentamentos Rurais em Vitória da Conquista/BA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 32–53. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8645

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