O reformismo curricular no Brasil e as implicações para o trabalho-formação docente
aproximações teóricas
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Reformismo Curricular, Trabalho Docente, Formação DocenteResumo
Este artigo tem por objeto o estudo da relação entre as reformas curriculares em curso na educação brasileira e a autonomia do trabalhador da educação. Responde pelo objetivo de compreender o reformismo curricular em fluxo como política educacional filiada ao modelo de racionalidade político-econômica hegemônica. Portanto, como política de gestão das contradições inerentes ao reordenamento moderno das relações trabalho-educação. Estrutura-se como um exercício analítico-crítico vinculado à perspectiva crítica, buscando elucidar os condicionantes da totalidade histórica com potencial de afetação da manifestação particular do objeto analisado. Em caráter conclusivo, o texto aponta para as políticas-reformas curriculares em curso no sistema educacional brasileiro como estratégia complexa, elaborada, densa e com amplo refinamento gerencial de reprodução histórica das condições de apropriação-usurpação do saber-fazer dos trabalhadores da educação.
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