Uma escola morre?

análise dos processos de extinção de escolas privadas eja/ead fluminense

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8779

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, Educação à Distância , Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a metodologia de ensino a distância (EAD) tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sobretudo na rede privada de ensino. Resultado de uma pesquisa realizada sobre a experiência da EJA/EAD no estado do Rio de Janeiro, o artigo tem como objetivo discutir as leis e normas educacionais que tratam deste tema e de outros dispositivos que orientam os processos de autorização, credenciamento e encerramento da oferta de EJA/EAD no sistema de ensino, evidenciando as fragilidades de tais processos. Os resultados dessa pesquisa documental evidenciam que as escolas privadas acabam por priorizar a certificação do maior número de jovens e adultos sem se preocupar efetivamente com a formação destes sujeitos. Pode-se concluir, portanto, que essa oferta geralmente está inserida em um contexto de irregularidades que afetam diretamente o processo de certificação desse público e que resultam, em muitos casos, no encerramento dessas escolas.

Biografia do Autor

Marinete Alves Pereira de Castro , Universidade Federal Fluminense

Mestra em Educação pelo PPGE /UFF, integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos - Nedeja da UFF. Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, pela Universidade Cândido Mendes (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (2005) Trabalha na área de Educação desde 1999, atuando como professora alfabetizadora, exerceu as funções de Diretora Escolar(2005 a 2009), trabalhou na Secretaria Municipal de Magé como Interlocutora dos Programas Federias junto ao MEC (2010 a 2012), atuou como Professora do Ensino Médio, nas Disciplinas Pedagógicas (2008 a 2012), é Supervisora Educacional na Faetec ( a partir de 2014 ). É Professora Inspetora Escolar (a partir de 2009) - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo. Na SEEDUC, atuou como Assistente da Coordenação de Inspeção Escolar (2010 a 2014) e como Coordenadora de Escolas Extintas (2014 a 2019). Atualmente, atuando na Assessoria Técnica do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro - CEE RJ, a partir de 03/09/2020. 

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências Sociais. Professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade Playa Ancha. Pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Trabalho e Estudos sobre políticas de restrição e privação de liberdade.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Castro , M. A. P. de, & Julião, E. F. (2024). Uma escola morre? : análise dos processos de extinção de escolas privadas eja/ead fluminense . INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 319–338. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8779