Uma escola morre?
análise dos processos de extinção de escolas privadas eja/ead fluminense
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8779Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, Educação à Distância , Sistema de Ensino do Estado do Rio de JaneiroResumo
A oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a metodologia de ensino a distância (EAD) tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sobretudo na rede privada de ensino. Resultado de uma pesquisa realizada sobre a experiência da EJA/EAD no estado do Rio de Janeiro, o artigo tem como objetivo discutir as leis e normas educacionais que tratam deste tema e de outros dispositivos que orientam os processos de autorização, credenciamento e encerramento da oferta de EJA/EAD no sistema de ensino, evidenciando as fragilidades de tais processos. Os resultados dessa pesquisa documental evidenciam que as escolas privadas acabam por priorizar a certificação do maior número de jovens e adultos sem se preocupar efetivamente com a formação destes sujeitos. Pode-se concluir, portanto, que essa oferta geralmente está inserida em um contexto de irregularidades que afetam diretamente o processo de certificação desse público e que resultam, em muitos casos, no encerramento dessas escolas.
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