Formação docente na perspectiva da Engenharia Didática de Formação
uma abordagem cognitiva, epistemológica e didática
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8829Palavras-chave:
Engenharia Didática de Formação, Ensino, Teoria das Situações Didáticas, Formação de Professor, GeoGebraResumo
O objetivo desse trabalho foi compreender aspectos didáticos relacionados ao ensino do conteúdo de Volume de Sólidos, alicerçados na Teoria das Situações Didáticas e na Engenharia Didática de Formação com o amparo do software GeoGebra. A metodologia adotada nessa investigação foi estruturada nas quatro fases da Engenharia Didática Clássica, em consonância com a Engenharia Didática de Formação, a saber: Análise preliminar, Análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e validação. Aconteceu uma aplicação on-line, via Google Meet, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no estado do Ceará, Brasil. Verificou-se que o uso da Engenharia Didática de Formação articulada com a Teoria das Situações Didáticas trouxe relevantes contribuições à formação docente e ao ensino de conteúdos geométricos. Enfatiza-se que o uso do GeoGebra possibilitou aos sujeitos realizarem uma transposição do abstrato para o visual, facilitando a formulação da resolução do problema proposto sobre Geometria Espacial.
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