Formação docente na perspectiva da Engenharia Didática de Formação

uma abordagem cognitiva, epistemológica e didática

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8829

Palavras-chave:

Engenharia Didática de Formação, Ensino, Teoria das Situações Didáticas, Formação de Professor, GeoGebra

Resumo

O objetivo desse trabalho foi compreender aspectos didáticos relacionados ao ensino do conteúdo de Volume de Sólidos, alicerçados na Teoria das Situações Didáticas e na Engenharia Didática de Formação com o amparo do software GeoGebra. A metodologia adotada nessa investigação foi estruturada nas quatro fases da Engenharia Didática Clássica, em consonância com a Engenharia Didática de Formação, a saber: Análise preliminar, Análise a priori, Experimentação, Análise a posteriori e validação. Aconteceu uma aplicação on-line, via Google Meet, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no estado do Ceará, Brasil. Verificou-se que o uso da Engenharia Didática de Formação articulada com a Teoria das Situações Didáticas trouxe relevantes contribuições à formação docente e ao ensino de conteúdos geométricos. Enfatiza-se que o uso do GeoGebra possibilitou aos sujeitos realizarem uma transposição do abstrato para o visual, facilitando a formulação da resolução do problema proposto sobre Geometria Espacial.

Biografia do Autor

Rosalide Carvalho de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo IFCE. Possui Mestrado em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Graduação em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das situações didáticas., GeoGebra., software GeoGebra., engenharia didática. e didática da matemática.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ).  Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do  Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC).

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Sousa, R. C. de, Alves, F. R. V., & Menezes, D. B. (2024). Formação docente na perspectiva da Engenharia Didática de Formação: uma abordagem cognitiva, epistemológica e didática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 355–374. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8829