Os níveis de formulação

proposta de aulas complexificada sobre as emergências climáticas

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Autores

Palavras-chave:

Níveis de Formulação, ensino de física, educação ambiental

Resumo

Para além de compreender a dinâmica da Terra, entender os fenômenos da natureza torna-se essencial quando se pensa nas intervenções que o ser humano impõe no planeta. Neste contexto, as situações de crise socioambiental, incluindo as alterações climáticas exigem uma formação que vai além de estratégias empregadas pelos governos e empresas, requer repensar uma formação básica que coloque o sujeito diante da sua realidade para lidar com as limitações e dinâmicas de reconstrução da natureza. Pensando nestas questões, esse trabalho propõe aulas complexificada para o ensino de Ciências, tendo como objetivo identificar os Níveis de Formulação em uma proposta sobre as emergências climáticas. Metodologicamente, os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo com viés da complexidade, categorizando os Níveis de Formulações emergidos das relações entre o ensino de Física e outras esferas do conhecimento. Dos resultados, notam-se que os três Níveis de Formulação encontrados podem contribuir para a construção de um conhecimento mais próximos dos estudantes; além de dar ao docente a oportunidade de reconstruir em suas aulas a partir de outras estratégias que mobilizem os conhecimentos que contribuem para a transição de um pensamento simples para outro mais complexo.

Biografia do Autor

Fernanda Da Rocha Carvalho , Universidade Federal do ABC

Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pelo programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012). Integrante do grupo de pesquisa GrECC - Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades - que estuda os temas com foco nos aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente. Atualmente sou professora efetiva da educação básica na rede estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física. (Texto informado pelo autor

Giselle Watanabe, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com visita técnica na Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ensino de Ciências/Física (ensino-aprendizagem e formação de professores) com foco nos temas: aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente, e modelos metodológicos pessoais. Lidera o grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades). Atuou como avaliadora e coordenadora adjunta em diversos processos vinculados ao PNLD e é coordenadora da Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade (HCES/UAB).

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Carvalho , F. D. R., & Watanabe, G. (2024). Os níveis de formulação: proposta de aulas complexificada sobre as emergências climáticas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 393–413. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/8906

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