Os níveis de formulação
proposta de aulas complexificada sobre as emergências climáticas
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Níveis de Formulação, ensino de física, educação ambientalResumo
Para além de compreender a dinâmica da Terra, entender os fenômenos da natureza torna-se essencial quando se pensa nas intervenções que o ser humano impõe no planeta. Neste contexto, as situações de crise socioambiental, incluindo as alterações climáticas exigem uma formação que vai além de estratégias empregadas pelos governos e empresas, requer repensar uma formação básica que coloque o sujeito diante da sua realidade para lidar com as limitações e dinâmicas de reconstrução da natureza. Pensando nestas questões, esse trabalho propõe aulas complexificada para o ensino de Ciências, tendo como objetivo identificar os Níveis de Formulação em uma proposta sobre as emergências climáticas. Metodologicamente, os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo com viés da complexidade, categorizando os Níveis de Formulações emergidos das relações entre o ensino de Física e outras esferas do conhecimento. Dos resultados, notam-se que os três Níveis de Formulação encontrados podem contribuir para a construção de um conhecimento mais próximos dos estudantes; além de dar ao docente a oportunidade de reconstruir em suas aulas a partir de outras estratégias que mobilizem os conhecimentos que contribuem para a transição de um pensamento simples para outro mais complexo.
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