Formação docente na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão integrativa da literatura

Visualizações: 909

Autores

  • Daniela Maysa de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.987

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação de Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Preparo Pedagógico. Formação Docente.Prática do docente de Enfermagem.

Resumo

Revisão integrativa com objetivo de analisar como a formação docente na educação profissional técnica em enfermagem é abordada nas publicações científicas. A pesquisa foi realizada na LILACS, SciELO, MEDLINE, IBECS, BDENF, CAPES e BDTD. A amostra composta de 8 publicações, evidenciou três dimensões temáticas: a graduação em enfermagem e os limites para a formação docente; a prática docente como processo de formação e estratégias de fortalecimento na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem e a reflexão docente. Observa-se uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, quando refletem sobre sua atuação e buscam estratégias para fortalecer suas práticas, compreendendo que a formação docente muda a forma de ensinar. Os achados confirmam a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta categoria de professores, além de priorizar os estudos nestes dois focos: coordenador de curso e a instituição de ensino, identificadas como lacunas nos achados.

Biografia do Autor

Daniela Maysa de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Souza, D. M. de, Backes, V. M. S., & Prado, M. L. do. (2016). Formação docente na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão integrativa da literatura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 211–235. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.987