Formação docente na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão integrativa da literatura
Visualizações: 984DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.987Palavras-chave:
Pesquisa em Educação de Enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Preparo Pedagógico. Formação Docente.Prática do docente de Enfermagem.Resumo
Revisão integrativa com objetivo de analisar como a formação docente na educação profissional técnica em enfermagem é abordada nas publicações científicas. A pesquisa foi realizada na LILACS, SciELO, MEDLINE, IBECS, BDENF, CAPES e BDTD. A amostra composta de 8 publicações, evidenciou três dimensões temáticas: a graduação em enfermagem e os limites para a formação docente; a prática docente como processo de formação e estratégias de fortalecimento na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem e a reflexão docente. Observa-se uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, quando refletem sobre sua atuação e buscam estratégias para fortalecer suas práticas, compreendendo que a formação docente muda a forma de ensinar. Os achados confirmam a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta categoria de professores, além de priorizar os estudos nestes dois focos: coordenador de curso e a instituição de ensino, identificadas como lacunas nos achados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.