Folder educativo como estratégia de promoção e prevenção em saúde mental numa escola pública do ensino médio

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Autores

  • Carlos Alberto Machado do Nascimento UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.999

Palavras-chave:

Educação em Saúde Mental. Adolescentes. Ambiente Escolar.

Resumo

O artigo trata da elaboração de um folder educativo sobre Saúde Mental a ser utilizado em atividades de promoção e prevenção em Saúde Mental para alunos e professores no ambiente escolar. O material foi elaborado a partir da revisão do referencial teórico da tese de doutorado sobre o tema Saúde Mental, visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar. Constatamos a carência de materiais educativos em Saúde Mental para serem utilizados na comunidade escolar. Pesquisamos a literatura sobre educação em Saúde Mental e elaboração de materiais educativos tendo como público alvo jovens e adolescentes do ensino médio. Neste sentido, produzimos este material educativo contextualizado no ambiente escolar, com intuito discursivo, ilustrativo e finalidades específicas de educação, promoção e prevenção em saúde mental. Concluímos que o material possa contribuir na formação dos adolescentes, visto que oportuniza a aquisição de conhecimentos e educação em Saúde Mental numa abordagem interessante e acessível. 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Machado do Nascimento, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico Psiquiatra na UFSM-Universidade federal de Santa Maria-RS - Brasil

Mestre em Ciências Biológicas pela UFSM

Doutorando do PPG-Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS-Universidade federal do Rio Grande do Sul - Brasil - Área Ensino

Supervisor no Programa de Residência em Psiquiatria da UFSM - Brasil 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

29-09-2016

Como Citar

Nascimento, C. A. M. do, & Schetinger, M. R. C. (2016). Folder educativo como estratégia de promoção e prevenção em saúde mental numa escola pública do ensino médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 195–210. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.999