v. 11 n. 31 (2020): O ensino e as ciências auxiliares: conexões multidisciplinares de aprendizagem

Expediente

  • Expediente de apresentação

    Ademilson Batista Paes
    1 - 20

    Visualizações: 738
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.5465

Artigos

  • O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?

    Débora Nascimento, Emanoele Lima Abreu
    21 - 42

    Visualizações: 1144
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3558
  • A (re)organização de práticas pedagógicas e do espaço/tempo escolares a partir do protagonismo de crianças do campo

    Keylla Rejane Almeida Melo, Iara Vieira Guimarães
    43 - 67

    Visualizações: 648
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3999
  • Espaços arquitetônicos dos internatos em Sergipe

    Joaquim Tavares da Conceição
    68 - 92

    Visualizações: 941
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4001
  • Mediação em centros de ciências e educação de Vitória-ES (Brasil): um estudo exploratório

    Flávia Nascimento, Carlos Campos, Frederic Vaillant
    93 - 117

    Visualizações: 671
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4027
  • Aprendendo Biologia no ensino semipresencial da Educação de Jovens e Adultos com a ajuda de mapas conceituais

    Humberto Vieira Farias, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ronnie Wesley Sinésio Moura
    118- 152

    Visualizações: 769
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4075
  • Contribuições da meditação em âmbito escolar

    Tatiana Cossia, Maria de Fátima Ramos de Andrade
    153 - 176

    Visualizações: 2991
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4111
  • A constituição do ser professor(a) na experiência com o Estágio Supervisionado em Música: do “lugar institucional” e da “posição” docente ao entrelaçamento do sensível e do inteligível

    Mônica Zewe Uriarte, Silvana Kalff
    177 - 203

    Visualizações: 709
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4130
  • Perspectivas formativas: percepções de estudantes de um curso de especialização em docência na educação superior

    Beatriz Haas Delamuta, Natany Dayani de Souza Assai, Alvaro Lorencini Júnior
    204 - 234

    Visualizações: 851
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4157
  • Táticas audiovisuais na educação online: uma bricolagem com vídeos

    Vivian Martins, Edméa Santos
    235 - 257

    Visualizações: 1019
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4167
  • Socialização profissional de professores iniciantes: egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Thaís Regina Miranda Martins, Milka Helena Carrilho Slavez
    258 - 283

    Visualizações: 807
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4172
  • Conhecendo Toledo um livro didático nas “memórias públicas” de uma urbe paranaense

    Jiani Fernando Langaro
    284 - 306

    Visualizações: 1075
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4247
  • Do lazer canônico ao desviante: tipologia e níveis de tolerância

    Alexandre Paulo Loro, Giuliano Gomes Assis de Pimentel, Rui Machado Gomes
    307 - 328

    Visualizações: 1082
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4266
  • Interdisciplinaridade na Formação Inicial de professores da área das Ciências da Natureza e Matemática: um estudo em periódicos A1 e A2

    Keiciane Canabarro Drehmer Marques, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
    329 - 362

    Visualizações: 1541
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4285
  • Investigação sobre gordofobia: estado do conhecimento em teses e dissertações

    Valdelice Cruz da Silva Souza, Josiane Peres Gonçalves
    363 - 387

    Visualizações: 1821
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3635

Artigos Temáticos

  • Tecnologias digitais como metodologia de aprendizagem na educação especial

    Kelly Maia Cordeiro, Mirna Juliana Santos Fonseca
    388 - 412

    Visualizações: 1275
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4440
  • O estágio supervisionado de Libras: o acontecimento inconcluso e a prática educativa intercultural crítica

    Huber Kline Guedes Lobato, José Anchieta de Oliveira Bentes
    413 - 439

    Visualizações: 1058
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4446
  • Repensando a formação da nutrição para atenção básica à saúde a partir da percepção dos discentes

    Amanda Maria Monteiro Ferreira
    440 - 473

    Visualizações: 1392
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3815
  • Educação em saúde a professores do ensino fundamental sobre doenças de pele de etiologia viral, parasitária e bacteriana

    Rosane Teresinha Fontana, Bruna Sasso Antunes, Rozelaine de Fátima Franzin
    474 - 500

    Visualizações: 1163
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.3997
  • Percepções de estudantes em saúde e sua relação com o projeto político pedagógico escolar

    Loreanne dos Santos Silva, Vanderlei Folmer, simone lara
    501 - 524

    Visualizações: 691
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4051
  • Formação docente e o ensino de Libras por meio de redes sociais

    Raquel Rosan Christino Gitahy, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Mariane Della Coletta Savioli
    525 - 549

    Visualizações: 1860
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4153
  • Programa Saúde na Escola: a vacinação contra o HPV na percepção de gestores escolares

    Danielly Ferri Gentil, Maria Jose de Jesus Alves Cordeiro
    550 - 581

    Visualizações: 1748
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4194
  • Sinais comportamentais precoces no contexto da pesquisa e da clínica infantil em um caso de suspeita de transtorno psicótico

    Andréa Carla Machado
    582 - 605

    Visualizações: 1035
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4212
  • A produção de sentidos por estudantes a partir de um vídeo educativo na educação em enfermagem

    Américo de Araujo Pastor Junior, Luiz Augusto Coímbra de Rezende Filho, Cláudia Mara de Melo Tavares
    606 - 624

    Visualizações: 831
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4045
  • A educação especial na perspectiva inclusiva: desafios contemporâneos dos profissionais da educação e das políticas educacionais de acesso ao ensino

    Joice Fernanda Pinheiro
    625 - 649

    Visualizações: 1610
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4517
  • Possibilidades de atividades de matemática para estudantes na condição de surdocegueira

    Felipe Moraes dos Santos, Elielson Ribeiro de Sales
    650 - 674

    Visualizações: 968
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4155
  • Percepção de graduandos de pedagogia sobre o uso de atividades de vida diária com objetivos educacionais para bebês

    Bárbara Solana Scarlassara, Carla Cilene Baptista Silva, Fabiana Cristina Frigieri Vitta
    675 - 701

    Visualizações: 808
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4195