Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
v. 12 n. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35
Publicado:
31-08-2021
Expediente
EXPEDIENTE DE APRESSENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6734
Juliana do Prado, Maria Cacília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
01 - 11
PDF
Artigos
A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151
Cláudia Battestin, Fernanda Furini
12 - 37
pdf
A escolha pela licenciatura: perspectivas para formação de professores na UNESPAR campus Paranavaí (2014-2019)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4333
Rodrigo da Silva Carvalho, Márcia Marlene Stentzler
38 - 63
PDF
Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374
Edson Frozza, Bruno dos Santos Pastoriza
64 - 90
PDF
Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589
Paula Fernanda Pinheiro Souza, Maria Betania Barbosa Albuquerque
91 - 117
PDF
Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637
Jhamille Roberts Tyler, Kyria Rebeca Finardi
118 - 137
PDF
Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640
Cilene Nascimento Canda, carla meira pires de carvalho
138 - 161
PDF
O lúdico no processo de ensino de inglês: perspectivas no contexto da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4644
Amanda Stanislawski Reche, Marcele Garbin Dagios
162 - 183
PDF
Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648
Valéria Cristina Ferrari Petik, Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer
184 - 205
PDF
Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4710
Danilo Seithi Kato, Mariana Guelero do Valle, Marilisa Bialvo Hoffmann
206 - 231
PDF
As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712
Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista, Sonize Lepke
232 - 252
PDF
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749
Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva, Patricia Aparecida Brigola Vargas D'Oliveira
253 - 277
PDF
Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761
Paulo César Geglio
278 - 300
PDF
A plataforma Khan Academy no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, RODRIGO BOZI FERRETE
301 - 323
PDF
Sobre etnicidade na educação: saberes e corporeidade no ritual do Torém na Escola Indígena Diferenciada Maria Venâncio
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4822
Arliene Stephanie Menezes Pereira
324 - 346
PDF
O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835
Richard Fernandes Fernandes, Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
347 - 371
PDF
Olhando para uma educação que transforma relações étnico-raciais: experiências na Universidade de Camagüey, Cuba.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4903
Maikel Pons Giralt, Alberto Chio Rojas, Pavel Revelo Álvarez
372 - 392
Sem título
PDF
Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921
Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
393 - 422
PDF
O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950
gabriela dos santos barbosa, Fernanda Muniz dos Santos, Alexandre Ribeiro Neto
423 - 447
PDF
Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975
Fernanda Luiza de Faria, Keysy Solange Costa Nogueira
448 - 466
PDF
Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980
Maria Jara Montibeller, Antonio Luiz Gubert
467 - 486
PDF
Relações entre discursos ao ensinar a ensinar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
487 - 505
PDF
Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386
Diene Eire de Mello, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
506 - 531
PDF
Estágio supervisionado no curso de Pedagogia na UERN/Campus Central: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5422
Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Maria Cleonice Soares, Elda Silva do Nascimento Melo
532 - 556
PDF
Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358
Juliana Crespo Lopes, Maria de Fátima Barbosa Pires, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
557 - 582
PDF
Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426
Sandy Carla Pilatti, Odilon Luiz Poli
583 - 607
PDF
Artigos Temáticos
Política educacional em debate: ações no contexto municipal de Campo Grande-MS para a aplicação da Lei nº 11.738, de 2008
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5613
Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, Shirley Takeco Gobara, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
608 - 634
PDF
Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785
Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Carlos Eduardo Pedreira
635 - 658
PDF
Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos: educação ambiental a partir de estudo de caso em Poços de Caldas/MG
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5915
Felipe Freitas de Araújo Alves, Lucas de Souza Lehfeld, Alexandre Celioto Contin
659 - 685
PDF
O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950
Francisco Thiago Silva, Alessandra Valéria de Paula
686 - 718
PDF
Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022
Ranulfo Cavalari Neto, Thaís Cristina Souza de Oliveira, Rayanne de Medeiros Gonçalves
719 - 744
PDF
Novo ensino médio no Rio Grande Do Sul: um olhar para o processo de implantação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6027
Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
745 - 767
PDF
Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028
Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
768 - 791
PDF
O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049
Daniela Côco, Livio Amaral
792 - 815
PDF
Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051
Chanauana de Azevedo Canci, Jaqueline Moll
816 - 842
PDF
Políticas educacionais na socioeducação: a educação escolar na internação provisória
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6053
Maria Nilvane Fernandes, Márcia Cossetin, Débora Pereira da Costa
843 - 866
PDF
Políticas e práticas educacionais desenvolvidas em relação aos alunos com deficiência intelectual em escolas regulares por um munícipio paranaense
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6055
Katiane Pereira dos Santos, Célia Regina Vitaliano, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
867 - 894
PDF
Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6059
Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
895 - 920
PDF
Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062
Divane Oliveira de Moura Silva, Marcela de Souza Santiago, Kátia Silva Cunha
921 - 941
PDF
As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057
Berenice Rocha Zabbot Garcia, Marly Kruger de Pesce, Elzira Maria Bagatim Munhoz
942 - 959
PDF
Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5528
Ivanderson Pereira da Silva, Alfrâncio Ferreira Dias
960 - 990
PDF
Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813
Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus
991 - 1016
PDF
Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882
Emina Márcia Nery dos Santos, Cécile Goi, Hervé Breton
1017 - 1038
PDF
Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979
Karine Morgan, Marcelo Mocarzel
1039 - 1064
PDF
Sobre o ciclo de políticas: uma análise do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem (Penoa/SC)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6019
Fabiola Cardoso Cecchetti, Diana Carvalho de Carvalho
1065 - 1090
PDF
Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074
Luana Priscila Wunsch, Rafaela Pereira da Rocha
1091 - 1114
PDF
RESENHA
A formação dos cursos de Geografia e História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6130
Teresa Maria Malatian
1115 - 1121
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão