v. 12 n. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL

Expediente

  • EXPEDIENTE DE APRESSENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6734
    Juliana do Prado, Maria Cacília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
    01 - 11

Artigos

  • A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151
    Cláudia Battestin, Fernanda Furini
    12 - 37
  • A escolha pela licenciatura: perspectivas para formação de professores na UNESPAR campus Paranavaí (2014-2019)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4333
    Rodrigo da Silva Carvalho, Márcia Marlene Stentzler
    38 - 63
  • Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374
    Edson Frozza, Bruno dos Santos Pastoriza
    64 - 90
  • Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589
    Paula Fernanda Pinheiro Souza, Maria Betania Barbosa Albuquerque
    91 - 117
  • Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637
    Jhamille Roberts Tyler, Kyria Rebeca Finardi
    118 - 137
  • Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640
    Cilene Nascimento Canda, carla meira pires de carvalho
    138 - 161
  • O lúdico no processo de ensino de inglês: perspectivas no contexto da educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4644
    Amanda Stanislawski Reche, Marcele Garbin Dagios
    162 - 183
  • Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648
    Valéria Cristina Ferrari Petik, Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer
    184 - 205
  • Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4710
    Danilo Seithi Kato, Mariana Guelero do Valle, Marilisa Bialvo Hoffmann
    206 - 231
  • As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712
    Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista, Sonize Lepke
    232 - 252
  • Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749
    Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva, Patricia Aparecida Brigola Vargas D'Oliveira
    253 - 277
  • Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761
    Paulo César Geglio
    278 - 300
  • A plataforma Khan Academy no ensino de matemática

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
    Anne Alilma Silva Souza Ferrete, RODRIGO BOZI FERRETE
    301 - 323
  • Sobre etnicidade na educação: saberes e corporeidade no ritual do Torém na Escola Indígena Diferenciada Maria Venâncio

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4822
    Arliene Stephanie Menezes Pereira
    324 - 346
  • O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835
    Richard Fernandes Fernandes, Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
    347 - 371
  • Olhando para uma educação que transforma relações étnico-raciais: experiências na Universidade de Camagüey, Cuba.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4903
    Maikel Pons Giralt, Alberto Chio Rojas, Pavel Revelo Álvarez
    372 - 392
  • Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921
    Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
    393 - 422
  • O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950
    gabriela dos santos barbosa, Fernanda Muniz dos Santos, Alexandre Ribeiro Neto
    423 - 447
  • Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975
    Fernanda Luiza de Faria, Keysy Solange Costa Nogueira
    448 - 466
  • Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980
    Maria Jara Montibeller, Antonio Luiz Gubert
    467 - 486
  • Relações entre discursos ao ensinar a ensinar

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374
    Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
    487 - 505
  • Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386
    Diene Eire de Mello, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
    506 - 531
  • Estágio supervisionado no curso de Pedagogia na UERN/Campus Central: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5422
    Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Maria Cleonice Soares, Elda Silva do Nascimento Melo
    532 - 556
  • Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358
    Juliana Crespo Lopes, Maria de Fátima Barbosa Pires, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
    557 - 582
  • Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426
    Sandy Carla Pilatti, Odilon Luiz Poli
    583 - 607

Artigos Temáticos

  • Política educacional em debate: ações no contexto municipal de Campo Grande-MS para a aplicação da Lei nº 11.738, de 2008

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5613
    Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, Shirley Takeco Gobara, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    608 - 634
  • Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785
    Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Carlos Eduardo Pedreira
    635 - 658
  • Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos: educação ambiental a partir de estudo de caso em Poços de Caldas/MG

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5915
    Felipe Freitas de Araújo Alves, Lucas de Souza Lehfeld, Alexandre Celioto Contin
    659 - 685
  • O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950
    Francisco Thiago Silva, Alessandra Valéria de Paula
    686 - 718
  • Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022
    Ranulfo Cavalari Neto, Thaís Cristina Souza de Oliveira, Rayanne de Medeiros Gonçalves
    719 - 744
  • Novo ensino médio no Rio Grande Do Sul: um olhar para o processo de implantação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6027
    Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
    745 - 767
  • Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028
    Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
    768 - 791
  • O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049
    Daniela Côco, Livio Amaral
    792 - 815
  • Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051
    Chanauana de Azevedo Canci, Jaqueline Moll
    816 - 842
  • Políticas educacionais na socioeducação: a educação escolar na internação provisória

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6053
    Maria Nilvane Fernandes, Márcia Cossetin, Débora Pereira da Costa
    843 - 866
  • Políticas e práticas educacionais desenvolvidas em relação aos alunos com deficiência intelectual em escolas regulares por um munícipio paranaense

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6055
    Katiane Pereira dos Santos, Célia Regina Vitaliano, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
    867 - 894
  • Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6059
    Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
    895 - 920
  • Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062
    Divane Oliveira de Moura Silva, Marcela de Souza Santiago, Kátia Silva Cunha
    921 - 941
  • As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057
    Berenice Rocha Zabbot Garcia, Marly Kruger de Pesce, Elzira Maria Bagatim Munhoz
    942 - 959
  • Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5528
    Ivanderson Pereira da Silva, Alfrâncio Ferreira Dias
    960 - 990
  • Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813
    Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus
    991 - 1016
  • Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882
    Emina Márcia Nery dos Santos, Cécile Goi, Hervé Breton
    1017 - 1038
  • Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979
    Karine Morgan, Marcelo Mocarzel
    1039 - 1064
  • Sobre o ciclo de políticas: uma análise do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem (Penoa/SC)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6019
    Fabiola Cardoso Cecchetti, Diana Carvalho de Carvalho
    1065 - 1090
  • Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074
    Luana Priscila Wunsch, Rafaela Pereira da Rocha
    1091 - 1114

RESENHA

  • A formação dos cursos de Geografia e História no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6130
    Teresa Maria Malatian
    1115 - 1121