Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. 36 (2021): Interfaces da Educação
Vol. 12 No. 36 (2021): Interfaces da Educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36
Published:
2021-12-17
Full Issue
Expediente (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
Dossiê História do saber profissional do professor que ensina matemática
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6912
Denise Medina França, Wagner Rodrigues Valente
PDF (Português (Brasil))
MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463
Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
PDF (Português (Brasil))
OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781
Jeremias Stein Rodriguês, Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa
PDF (Português (Brasil))
Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797
Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto
PDF (Português (Brasil))
USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542
Circe Mary Silva da Silva, Marta Cristina Cezar Pozzobon
PDF (Português (Brasil))
Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546
Shila Antuanett Neciosup Salas, Gert Schubring
PDF (Português (Brasil))
Saberes profissionais para o ensino de Álgebra no curso ginasial (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6557
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
PDF (Português (Brasil))
SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:
UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
PDF (Português (Brasil))
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
PDF (Português (Brasil))
Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579
José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Francely Aparecida dos Santos, Josué Antunes de Macêdo
PDF (Português (Brasil))
SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622
José Carlos Miguel, Osvaldo Augusto Chissonde Mame, Sirley Leite Freitas
PDF (Português (Brasil))
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SABER A ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6619
Janaina Batista dos Prazeres, Tadeu Oliver Gonçalves
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6916
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correia, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
PDF (Português (Brasil))
As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273
Silvia Lima dos Santos, Vera de Mattos Machado, Martha Marandino
PDF (Português (Brasil))
AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2000 A 2020: ENTRE NEGLIGÊNCIAS E ESVAZIAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6200
CARLA BUSATO ZANDAVALLI, Jennifer Caroline de Sousa, LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Luis Radford
PDF (Português (Brasil))
RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215
Mariane Ocanha, Patrícia Sandalo Pereira, Roberta Negrão de Araújo
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281
Daniele Correia, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
PDF (Português (Brasil))
Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282
Luan Flávio de Lara, Wellington Pereira de Queirós, Leonardo Fabio Martínez Pérez
PDF (Português (Brasil))
A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285
Lisiane Barcellos Calheiro, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Marco Antonio Moreira
PDF (Português (Brasil))
Artigos
MARITAMBAL: RAÍZES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA AMAZÕNIA MARAJOARA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4957
Jeovani de Jesus Couto, MANUELLE ESPÍNDOLADOS REIS
PDF (Português (Brasil))
A LEI 10.639/2003 E AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CASTRO/PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5049
Lucia Mara de Lima Padilha, Adir Fellipe Silva Santos, Vera Lucia Martiniak
PDF (Português (Brasil))
Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075
Mariana Pícaro Cerigatto
PDF (Português (Brasil))
ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM “TEMPOS DE OBSCURANTISMO” NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6032
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucas de Vasconcelos Soares
PDF (Português (Brasil))
A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531
Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli
PDF (Português (Brasil))
Sistema Único de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana na formação médica.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4669
Vivian de Oliveira Sousa Corrêa
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086
Célia Maria Foster Silvestre, Rodrigo Vareiro Companhoni
PDF (Português (Brasil))
Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408
Paulo Sergio Garcia, Alexandra de Jesus Auger, Ana Paula Janaína Garofalo
PDF (Português (Brasil))
GAMIFICAÇÃO E DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4658
Gilson Pereira dos Santos Júnior, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651
KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER
PDF (Português (Brasil))
PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748
Mário Rodrigues da Silva, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
PDF (Português (Brasil))
Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687
Eloenes Lima Silva
PDF (Português (Brasil))
A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668
Elenice Parise Foltran, Rita de Cássia da Silva Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555
Wallace Manoel Hupp, Miriã Lúcia Luiz
PDF (Português (Brasil))
Políticas públicas governamentais federais de acessibilidade na educação superior: O Programa Incluir e seus reflexos em Instituição do Estado do Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5504
Tatiana Gonçalves Muzi, Jimmy Medeiros
PDF (Português (Brasil))
CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Rosalva Pereira de Alencar
PDF (Português (Brasil))
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Alvaro Chrispino
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission