v. 13 n. 37 (2022)

Edição completa

Artigos

  • Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora

    Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira

    Visualizações: 544
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360
  • DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Heitor Queiroz Medeiros

    Visualizações: 303
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381
  • OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar

    Arthur Medrado, Margareth Diniz

    Visualizações: 304
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529
  • Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber

    Débora Schmitt Kavalek, Záira Bomfante dos Santos

    Visualizações: 284
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534
  • Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes

    João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves

    Visualizações: 462
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616
  • METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES

    Aldenice De Andrade Couto

    Visualizações: 234
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623
  • IDENTIDADE MIDIÁTICA DOCENTE: OS REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL NA IDENTIDADE DOS PROFESSORES

    Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz

    Visualizações: 366
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4626
  • “PEDAGOGAS BODY POSITIVE”: O QUE SE APRENDE SOBRE O CORPO GORDO NO YOUTUBE?

    Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll

    Visualizações: 427
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4635
  • Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes

    Roberta Gonçalves Duarte, Débora Monteiro do Amaral

    Visualizações: 258
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647
  • QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE

    Carmen Lúcia Vidal Perez, Adelino Inácio Assane

    Visualizações: 160
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666
  • Para além das fronteiras do processo de ensino e aprendizagem: a mediação pedagógica para os alunos com deficiência intelectual

    Cintia Chung Marques Corrêa, Maria Elisabete Figueiredo Oliveira

    Visualizações: 1193
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4670
  • PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO

    Mario Lopes Amorim, Stephanie Freires Bastos, Maria Sara de Lima Dias

    Visualizações: 222
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688
  • Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia

    Amanda Chechi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira

    Visualizações: 275
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811
  • DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA

    Maria Eurácia Barreto Andrade, Sineide Cerqueira Estrela

    Visualizações: 471
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851
  • Crianças haitianas em escolas brasileiras: notas sobre inclusão e interculturalidade

    Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Marco Antônio Santana

    Visualizações: 1073
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4857
  • ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FLEXIBILIZADA PARA ALUNO DEFICIENTE VISUAL

    Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Rafael Roehrs

    Visualizações: 521
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4867
  • USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP

    Cauê Ferreira Teixeira, André Pires

    Visualizações: 413
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872
  • O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA

    Rosângela Farias Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani

    Visualizações: 227
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930
  • Astronomia na cultura indígena para a educação

    Germano Bruno Afonso, Paulo Souza da Silva, Yuri Berrí Afonso

    Visualizações: 1111
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937
  • Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos

    Elaine de Paula

    Visualizações: 450
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946
  • A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO

    Tulainy Parisotto, Priscila Monteiro Chaves, Olinda Evangelista

    Visualizações: 431
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES

    Ana Paula Fakhouri, Ieda Francischetti, Camila Mugnai Vieira

    Visualizações: 903
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012
  • A presença/ausência dos Direitos Humanos nas notícias de telejornais brasileiros

    Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein

    Visualizações: 339
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5032
  • Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração

    Jainer Diogo Vieira Matos, Fernando Barbosa Matos, Julio Cesar Ferreira

    Visualizações: 284
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072
  • A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

    Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos

    Visualizações: 307
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107
  • SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França

    Visualizações: 690
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112
  • Digital Posters For Digital Literacy Development

    Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer

    Visualizações: 171
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5131
  • Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio

    Raphaela Junqueira Carvalho, Ana Carolina Morais Apolônio

    Visualizações: 808
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225
  • Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)

    Késia Caroline Ramires Neves, Edilene Simões Costa dos Santos, Leandro de Oliveira

    Visualizações: 213
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322
  • Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola

    Marta Genú Soares, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, José Pereira de Melo

    Visualizações: 333
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338
  • Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo

    Visualizações: 632
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393
  • Neoliberalismo e Formação de Professores: subjetividades conflitantes

    Lucas Cardoso Toniol, Elaine Gomes Matheus Furlan

    Visualizações: 770
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5410
  • Narrativas de professoras da educação básica: contribuições da formação para o exercício da docência

    Elízia Peres Celestino, Vera Lúcia Reis da Silva

    Visualizações: 423
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5420
  • Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola

    Thiago Vinícius Silva da Luz, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares

    Visualizações: 194
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553
  • MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA

    Vanessa da Silva Balbino, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz

    Visualizações: 563
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116

RESENHA

  • VOCÊS ESTÃO LOUCOS? AI-5 NÃO! A EDUCAÇÃO LIBERTA O HOMEM DO MUNDO OPRESSOR

    Douglas Vasconcelos Barbosa

    Visualizações: 435
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4969