v. 13 n. 37 (2022)

Edição completa

Artigos

  • Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360
    Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira
  • DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381
    Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Heitor Queiroz Medeiros
  • OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529
    Arthur Medrado, Margareth Diniz
  • Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534
    Débora Schmitt Kavalek, Záira Bomfante dos Santos
  • Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616
    João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
  • METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623
    Aldenice De Andrade Couto
  • IDENTIDADE MIDIÁTICA DOCENTE: OS REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL NA IDENTIDADE DOS PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4626
    Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
  • “PEDAGOGAS BODY POSITIVE”: O QUE SE APRENDE SOBRE O CORPO GORDO NO YOUTUBE?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4635
    Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
  • Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647
    Roberta Gonçalves Duarte, Débora Monteiro do Amaral
  • QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666
    Carmen Lúcia Vidal Perez, Adelino Inácio Assane
  • Para além das fronteiras do processo de ensino e aprendizagem: a mediação pedagógica para os alunos com deficiência intelectual

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4670
    Cintia Chung Marques Corrêa, Maria Elisabete Figueiredo Oliveira
  • PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688
    Mario Lopes Amorim, Stephanie Freires Bastos, Maria Sara de Lima Dias
  • Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811
    Amanda Chechi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
  • DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851
    Maria Eurácia Barreto Andrade, Sineide Cerqueira Estrela
  • Crianças haitianas em escolas brasileiras: notas sobre inclusão e interculturalidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4857
    Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Marco Antônio Santana
  • ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FLEXIBILIZADA PARA ALUNO DEFICIENTE VISUAL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4867
    Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Rafael Roehrs
  • USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872
    Cauê Ferreira Teixeira, André Pires
  • O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930
    Rosângela Farias Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
  • Astronomia na cultura indígena para a educação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937
    Germano Bruno Afonso, Paulo Souza da Silva, Yuri Berrí Afonso
  • Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946
    Elaine de Paula
  • A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986
    Tulainy Parisotto, Priscila Monteiro Chaves, Olinda Evangelista
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012
    Ana Paula Fakhouri, Ieda Francischetti, Camila Mugnai Vieira
  • A presença/ausência dos Direitos Humanos nas notícias de telejornais brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5032
    Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein
  • Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072
    Jainer Diogo Vieira Matos, Fernando Barbosa Matos, Julio Cesar Ferreira
  • A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107
    Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
  • SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112
    Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
  • Digital Posters For Digital Literacy Development

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5131
    Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer
  • Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225
    Raphaela Junqueira Carvalho, Ana Carolina Morais Apolônio
  • Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322
    Késia Caroline Ramires Neves, Edilene Simões Costa dos Santos, Leandro de Oliveira
  • Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338
    Marta Genú Soares, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, José Pereira de Melo
  • Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393
    Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
  • Neoliberalismo e Formação de Professores: subjetividades conflitantes

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5410
    Lucas Cardoso Toniol, Elaine Gomes Matheus Furlan
  • Narrativas de professoras da educação básica: contribuições da formação para o exercício da docência

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5420
    Elízia Peres Celestino, Vera Lúcia Reis da Silva
  • Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553
    Thiago Vinícius Silva da Luz, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
  • MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116
    Vanessa da Silva Balbino, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz

RESENHA

  • VOCÊS ESTÃO LOUCOS? AI-5 NÃO! A EDUCAÇÃO LIBERTA O HOMEM DO MUNDO OPRESSOR

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4969
    Douglas Vasconcelos Barbosa