Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 37 (2022)
v. 13 n. 37 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37
Publicado:
29-04-2022
Edição completa
Expediente
Artigos
Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora
Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360
DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Heitor Queiroz Medeiros
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381
OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar
Arthur Medrado, Margareth Diniz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529
Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber
Débora Schmitt Kavalek, Záira Bomfante dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534
Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes
João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616
METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES
Aldenice De Andrade Couto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623
IDENTIDADE MIDIÁTICA DOCENTE: OS REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL NA IDENTIDADE DOS PROFESSORES
Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4626
“PEDAGOGAS BODY POSITIVE”: O QUE SE APRENDE SOBRE O CORPO GORDO NO YOUTUBE?
Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4635
Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes
Roberta Gonçalves Duarte, Débora Monteiro do Amaral
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647
QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE
Carmen Lúcia Vidal Perez, Adelino Inácio Assane
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666
Para além das fronteiras do processo de ensino e aprendizagem: a mediação pedagógica para os alunos com deficiência intelectual
Cintia Chung Marques Corrêa, Maria Elisabete Figueiredo Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4670
PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO
Mario Lopes Amorim, Stephanie Freires Bastos, Maria Sara de Lima Dias
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688
Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia
Amanda Chechi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811
DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA
Maria Eurácia Barreto Andrade, Sineide Cerqueira Estrela
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851
Crianças haitianas em escolas brasileiras: notas sobre inclusão e interculturalidade
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Marco Antônio Santana
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4857
ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FLEXIBILIZADA PARA ALUNO DEFICIENTE VISUAL
Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Rafael Roehrs
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4867
USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP
Cauê Ferreira Teixeira, André Pires
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872
O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA
Rosângela Farias Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930
Astronomia na cultura indígena para a educação
Germano Bruno Afonso, Paulo Souza da Silva, Yuri Berrí Afonso
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937
Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos
Elaine de Paula
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946
A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO
Tulainy Parisotto, Priscila Monteiro Chaves, Olinda Evangelista
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES
Ana Paula Fakhouri, Ieda Francischetti, Camila Mugnai Vieira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012
A presença/ausência dos Direitos Humanos nas notícias de telejornais brasileiros
Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5032
Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração
Jainer Diogo Vieira Matos, Fernando Barbosa Matos, Julio Cesar Ferreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072
A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107
SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112
Digital Posters For Digital Literacy Development
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5131
Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio
Raphaela Junqueira Carvalho, Ana Carolina Morais Apolônio
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225
Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)
Késia Caroline Ramires Neves, Edilene Simões Costa dos Santos, Leandro de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322
Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola
Marta Genú Soares, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, José Pereira de Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338
Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393
Neoliberalismo e Formação de Professores: subjetividades conflitantes
Lucas Cardoso Toniol, Elaine Gomes Matheus Furlan
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5410
Narrativas de professoras da educação básica: contribuições da formação para o exercício da docência
Elízia Peres Celestino, Vera Lúcia Reis da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5420
Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola
Thiago Vinícius Silva da Luz, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553
MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA
Vanessa da Silva Balbino, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116
RESENHA
VOCÊS ESTÃO LOUCOS? AI-5 NÃO! A EDUCAÇÃO LIBERTA O HOMEM DO MUNDO OPRESSOR
Douglas Vasconcelos Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4969
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão