Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 37 (2022)
v. 13 n. 37 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37
Publicado:
29-04-2022
Edição completa
Expediente
Artigos
Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360
Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira
PDF
DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381
Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Heitor Queiroz Medeiros
PDF
OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529
Arthur Medrado, Margareth Diniz
PDF
Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534
Débora Schmitt Kavalek, Záira Bomfante dos Santos
PDF
Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616
João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
PDF
METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623
Aldenice De Andrade Couto
PDF
IDENTIDADE MIDIÁTICA DOCENTE: OS REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL NA IDENTIDADE DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4626
Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
PDF
“PEDAGOGAS BODY POSITIVE”: O QUE SE APRENDE SOBRE O CORPO GORDO NO YOUTUBE?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4635
Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
PDF
Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647
Roberta Gonçalves Duarte, Débora Monteiro do Amaral
PDF
QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666
Carmen Lúcia Vidal Perez, Adelino Inácio Assane
PDF
Para além das fronteiras do processo de ensino e aprendizagem: a mediação pedagógica para os alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4670
Cintia Chung Marques Corrêa, Maria Elisabete Figueiredo Oliveira
PDF
PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688
Mario Lopes Amorim, Stephanie Freires Bastos, Maria Sara de Lima Dias
PDF
Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811
Amanda Chechi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
PDF
DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851
Maria Eurácia Barreto Andrade, Sineide Cerqueira Estrela
PDF
Crianças haitianas em escolas brasileiras: notas sobre inclusão e interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4857
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Marco Antônio Santana
PDF
ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FLEXIBILIZADA PARA ALUNO DEFICIENTE VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4867
Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Rafael Roehrs
PDF
USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872
Cauê Ferreira Teixeira, André Pires
PDF
O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930
Rosângela Farias Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
PDF
Astronomia na cultura indígena para a educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937
Germano Bruno Afonso, Paulo Souza da Silva, Yuri Berrí Afonso
PDF
Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946
Elaine de Paula
PDF
A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986
Tulainy Parisotto, Priscila Monteiro Chaves, Olinda Evangelista
PDF
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012
Ana Paula Fakhouri, Ieda Francischetti, Camila Mugnai Vieira
PDF
A presença/ausência dos Direitos Humanos nas notícias de telejornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5032
Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein
PDF
Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072
Jainer Diogo Vieira Matos, Fernando Barbosa Matos, Julio Cesar Ferreira
PDF
A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107
Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
PDF
SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112
Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
PDF
Digital Posters For Digital Literacy Development
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5131
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer
PDF
Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225
Raphaela Junqueira Carvalho, Ana Carolina Morais Apolônio
PDF
Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322
Késia Caroline Ramires Neves, Edilene Simões Costa dos Santos, Leandro de Oliveira
PDF
Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338
Marta Genú Soares, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, José Pereira de Melo
PDF
Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF
Neoliberalismo e Formação de Professores: subjetividades conflitantes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5410
Lucas Cardoso Toniol, Elaine Gomes Matheus Furlan
PDF
Narrativas de professoras da educação básica: contribuições da formação para o exercício da docência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5420
Elízia Peres Celestino, Vera Lúcia Reis da Silva
PDF
Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553
Thiago Vinícius Silva da Luz, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
PDF
MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116
Vanessa da Silva Balbino, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz
PDF
RESENHA
VOCÊS ESTÃO LOUCOS? AI-5 NÃO! A EDUCAÇÃO LIBERTA O HOMEM DO MUNDO OPRESSOR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4969
Douglas Vasconcelos Barbosa
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão