v. 13 n. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo

Edição completa

RESENHA

  • As abolições da escravatura: no brasil e no mundo

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4463
    Hellen Cristina Picanço Simas, Laura Belém Pereira

Artigos

  • A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349
    Sauloéber Tarsio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima
  • A imanência como outra imagem para a educação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378
    Elaine Schmidlin, Aionara Preis Gabriel, Ana Carolina Ribeiro Nogueira
  • O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510
    Carlos Mendes Rosa, Rodrigo Monteiro de Oliveira
  • Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
    Fabiana Aparecida da Fonseca, Fernando César Silva
  • Desafios no ensino de embriologia: interlocuções entre formação inicial e escola

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v13i38.4557
    Luciano Cardoso Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
  • Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587
    Weider Alberto Costa Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588
    Valdirene Val Oliveira, Cláudio Pires Viana, Maria Erilande Ferreira de Souza
  • Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597
    Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado
  • A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646
    Eluane Mirian Santos Sanchez, Suely Grosseman, Leida da Conceição Sanches
  • Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654
    Edileuza Fernandes Silva, Danielle Mendonça Sousa Ferreira
  • Ensino de Ciências em classes multisseriadas: relatos de uma professora

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4663
    Uilian dos Santos Santana, Luciana Sedano
  • Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692
    Maria Elisabete Viana da Silva, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
  • Educação profissional técnica: concepção docente na perspectiva de uma educação humanizadora

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4700
    Cinthya Pimentel Mota, Tânia Rodrigues Palhano
  • Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837
    Claudia Patrícia Nunes Almeida, Miriam Inês Marchi, Marcelo Maximo Purificação
  • A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841
    Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia Silva Rodrigues
  • Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846
    Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos; Elivaldo Serrão Custódio
  • Neurociência na formação de professores: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Nordeste

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4866
    Maria Gerlaine Belchior Amaral, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Isabel Maria Sabino Farias
  • Se o Hip Hop fosse uma pessoa ele diria exatamente o que eu vou dizer: discursos de cantoras negras de rap de São Paulo/SP

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4932
    Flávia Nascimento Giongo, Sônia Maria dos Santos Marques
  • Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257
    Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer
  • Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324
    Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima
  • De estudante a professor: estudo sobre a formação inicial de professores e ingresso na carreira

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336
    Andréia Guilhen Pinto
  • A produção científica no Brasil sobre as parcerias público-privadas e a formação continuada de professores

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400
    Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo, Maely Ferreira Holanda Ramos
  • Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436
    Jéssica Pereira de Oliveira Nakade, Rosenilde Nogueira Paniago
  • Experimentação-com-Scratch no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586
    Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis
  • Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652
    Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
  • Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787
    Eduardo Filgueiras Damasceno, Rosianne Silva Valter, Armando Paulo da Silva
  • Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944
    Camila Kipper Putzke, Bruno Gawryszewski
  • Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957
    Vanessa Costa dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Rosimeiry Souza Santana
  • Olhares sobre o outro: impactos na inclusão de alunos com deficiência

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5996
    Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Sabrina Selvatici Gomes Ghidini
  • Os desafios internos e externos para a expansão dos Institutos Federais (IFs) enquanto política educacional: uma pesquisa de egressos.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6061
    Joel Junior Cavalcante
  • Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117
    Estefani Gabrieli Alves de Souza, Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães
  • O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071
    Adriana Medeiros Farias
  • Tecnologias digitais na primeira infância: experiências e riscos na interação com telas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081
    Jayne Cristina Franco de Aquino, Luís Miguel Dias Caetano, Carla Cristiane Franco de Aquino
  • Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107
    Tiago Amaral Sales, Daniela Franco Carvalho
  • Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311
    Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
  • O ensino da matemática e educação inclusiva: revisão sistemática da revista brasileira de educação especial

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6500
    Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
  • Atos infracionais e os dispositivos de controle social da juventude: o lugar das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto de avanço do Estado penal

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7118
    Carlos Eduardo França, Rodolfo Arruda, Patrícia Cardoso Medeiros de Castro
  • Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891
    Bruna Carminatti, Everton Bedin