v. 13 n. 38 (2022): Interfaces da Educação

Edição completa

RESENHA

  • Resenha do livro AS ABOLIÇÕES DA ESCRAVATURA: NO BRASIL E NO MUNDO

    Hellen Cristina Picanço Simas, Laura Belém Pereira

    Visualizações: 320
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4463

Artigos

  • O COLÉGIO POLIVALENTE NO PONTAL MINEIRO: Educação Vocacional ou Escola Modelo da Ditadura Civil-Militar? (1974-1983)

    Sauloéber Tarsio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima

    Visualizações: 277
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349
  • A imanência como outra imagem para a educação

    Elaine Schmidlin, Aionara Preis Gabriel, Ana Carolina Ribeiro Nogueira

    Visualizações: 195
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378
  • O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática

    Carlos Mendes Rosa, Rodrigo Monteiro de Oliveira

    Visualizações: 433
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510
  • Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes

    Fabiana Aparecida da Fonseca, Fernando César Silva

    Visualizações: 228
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
  • Desafios no ensino de embriologia: interlocuções entre formação inicial e escola

    Luciano Cardoso Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudêncio

    Visualizações: 731
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4557
  • Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental

    Weider Alberto Costa Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado

    Visualizações: 303
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587
  • LITERATURA, FORMAÇÃO HUMANA E DOCENTE: VONTADES E UTOPIAS DE CRIANÇAS E ADULTOS NUMA BOLSA AMARELA

    Valdirene Val Oliveira, Cláudio Pires Viana, Maria Erilande Ferreira de Souza

    Visualizações: 244
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588
  • Relações entre crianças bem pequenas e bebês com a natureza: apontamentos sobre processos educativos na educação infantil

    Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado

    Visualizações: 230
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597
  • Quando a arte entra em sala: uma estratégia de ensino aprendizagem na graduação em saúde

    Eluane Mirian Santos Sanchez, Suely Grosseman, Leida da Conceição Sanches

    Visualizações: 229
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646
  • Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?

    Edileuza Fernandes Silva, Danielle Mendonça Sousa Ferreira

    Visualizações: 177
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654
  • Ensino de Ciências em classes multisseriadas: relatos de uma professora

    Uilian dos Santos Santana, Luciana Sedano

    Visualizações: 366
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4663
  • ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS ALFABETIZANDAS PARA PRODUÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS

    Maria Elisabete Viana da Silva, Wilson Júnior de Araújo Carvalho

    Visualizações: 136
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: CONCEPÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

    Cinthya Pimentel Mota, Tânia Palhano

    Visualizações: 193
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4700
  • Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo

    Claudia Patrícia Nunes Almeida, Miriam Inês Marchi, Marcelo Maximo Purificação

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA PARAÍBA: UM ESTUDO A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS (CP)

    Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia Silva Rodrigues

    Visualizações: 229
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841
  • ETNIA SAAMAKA: CULTURA E EDUCAÇÃO NA COMMUNE TAMPACK GUIANA FRANCESA

    Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos, Elivaldo Serrão Custódio

    Visualizações: 220
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846
  • NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRÍCULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NEUROSCIENCE IN TEACHER TRAINING: AN ANALYSIS OF THE CURRICULUM MATRICES OF THE GRADUATION COURSES OF A PUBLIC UNIVERSITY OF THE NORTHEAST

    Maria Gerlaine Belchior Amaral, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Isabel Maria Sabino Farias

    Visualizações: 373
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4866
  • Se o Hip Hop fosse uma pessoa ele diria exatamente o que eu vou dizer: discursos de cantoras negras de rap de São Paulo/SP

    Flávia Nascimento Giongo, Sônia Maria dos Santos Marques

    Visualizações: 236
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4932
  • Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física

    Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer

    Visualizações: 327
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257
  • Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná

    Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima

    Visualizações: 393
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324
  • DE ESTUDANTE A PROFESSOR: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INGRESSO NA CARREIRA

    Andréia Guilhen Pinto

    Visualizações: 193
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336
  • A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Mary Jose Almeida Pereira, ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO, Maely Ferreira Holanda Ramos

    Visualizações: 298
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400
  • Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula

    Jéssica Pereira de Oliveira Nakade, Rosenilde Nogueira Paniago

    Visualizações: 210
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436
  • A experimentação no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais

    Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis

    Visualizações: 154
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586
  • Educação e saúde: Alfabetização Científica e o Programa Saúde na Escola

    Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi

    Visualizações: 324
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652
  • Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica

    Eduardo Filgueiras Damasceno, Rosianne Silva Valter, Armando Paulo da Silva

    Visualizações: 200
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787
  • Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou

    Camila Kipper Putzke, Bruno Gawryszewski

    Visualizações: 201
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944
  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BAIANA

    Vanessa Costa dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Rosimeiry Souza Santana

    Visualizações: 327
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957
  • OLHARES SOBRE O OUTRO: IMPACTOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

    Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Sabrina Selvatici Gomes Ghidini

    Visualizações: 191
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5996
  • Os desafios internos e externos para a expansão dos Institutos Federais (IFs) enquanto política educacional: uma pesquisa de egressos.

    Joel Junior Cavalcante

    Visualizações: 238
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6061
  • EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO ENSINO SUPERIOR OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DAS MULHERES ESTUDANTES DURANTE A PANDEMIA

    Estefani Gabrieli Alves de Souza, Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães

    Visualizações: 365
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117
  • O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná

    Adriana Medeiros Farias

    Visualizações: 290
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS E RISCOS NA INTERAÇÃO COM TELAS

    JAYNE CRISTINA FRANCO DE AQUINO, LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO, CARLA CRISTIANE FRANCO DE AQUINO

    Visualizações: 1411
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081
  • Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos

    Tiago Amaral Sales, Daniela Franco Carvalho

    Visualizações: 200
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107
  • ALFABETIZAÇÃO EM TERRITÓRIO VULNERÁVEL: O CASO DE UMA ESCOLA DE SUCESSO

    SANDRA MARIA PERPÉTUO, Rosa Maria Exaltação Coutrim

    Visualizações: 252
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro

    Visualizações: 1240
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6500
  • Atos infracionais e os dispositivos de controle social da juventude o lugar das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto de avanço do Estado penal

    Carlos Eduardo França, Rodolfo Arruda, Patrícia

    Visualizações: 211
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7118
  • Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química

    Vanessa de Assunção Franco, Bruna Carminatti, EVERTON BEDIN

    Visualizações: 352
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891