Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
v. 13 n. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39
Publicado:
26-04-2023
Edição completa
Expediente
Expediente
Apresentação Dossiê
Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correa, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
Expediente
Lucelia Tavares Guimaraes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654
Artigos
O aprendizado como direito social fundamental
Thiago Aires Estrela
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4213
Infância youtuber mirim: tensões e desafios
Sônia Regina Da Luz Matos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259
Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa
Cristiane Heredia Gomes, Diogo Gabriel Sperandio
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449
Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo
William Fernandes Molina
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547
Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México
Aureo Kerbes, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossatti
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569
Educação, História e Games: para além das fronteiras
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Kauan Pessanha Soares
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707
Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista
Cláudio Rodrigues da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793
A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4861
Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP
Silvaney Rubens Alves de Souza, Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888
Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores
Patricia Ferreira Concato de Souza, Marilia Bazan Blanco, Joao Coelho Neto
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994
Qual lugar da Arte na Educação Infantil?
Margarete Sacht Góes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079
Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes
Mayam Andrade Bezerra, Maria Das Graças de Almeida Baptista
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082
Relações público-privadas nas políticas de educação em tempo integral no Estado de São Paulo
Cláudia da Mota Darós Parente
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5405
Os caminhos (nada suaves) para a implementação de uma educação antirracista: experiência em uma rede municipal catarinense
Marlina Oliveira Schiessl, Lucimar Rosa Dias
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5468
A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477
Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará
Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479
Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19
Edi Franciele Ries, Verginia Margareth Possatti Rocha, Carlos Gustavo Lopes da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489
O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências
Luana Cristina Avelino, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542
Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar
Gythãna Dantas Cidreira, Ema Marta Dunck Cintra
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616
Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental
uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza
Kellyson Silva de Souza, Elaine Almeida Delarmelinda
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622
Formação de professores
a contribuição dos institutos federais
Cintia Lisiane da Silva Renz, Jaqueline Molon, Sergio Roberto Kieling Franco
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726
Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos
narrativas docentes
Anderson Luchese, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784
Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Alessandra Rodrigues Almeida, Jussara Cristina Barboza Tortella
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838
Introdução à programação em Python utilizando smartphone
Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert
Elisrenan Barbosa Silva, Daniel Oliveira Dantas, Kalil Bispo Araujo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876
Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem
Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956
Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita
Olhares plurais
Sidmar da Silva Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980
Democratização da escola pública
Uma proposição à síntese brasileira
Marcela Moraes de Castro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001
A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais
Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores
Claudecir Dos Santos, Jessica Luana Casagrande , Lauren Pieta Canan
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042
A ERER na educação básica
O trato com a diversidade cultural em uma escola paraense (2014-2020)
Wilma Nazaré Baía Coelho, Anne de Matos Souza Ferreira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6082
A utilização de cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no ensino fundamental
Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6101
A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura
fragilidades na matriz curricular
Mardem Michael Ferreira da Silva, Thiago Mendonça
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora
O Projeto Paranoá
Rosimeire Aguiar Pereira Lopes, Maria Clarisse Vieira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139
O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica
Felipe Lopes Terrão, Elbio Elbio Miyahira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160
Transdisciplinariedade em história e linguagens
Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)
Luiz Paulo da Silva Braga, Cláudio de Oliveira Martins
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308
Paulo Freire hoy en la alfabetización política de la Educación Iberoamericana, a la luminiscencia del análisis crítico del discurso de sus protagonistas
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6468
O registro na avaliação da aprendizagem como parte do trabalho pedagógico na Educação Infantil
Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6488
A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"
The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”
Diogo da Silva Roiz, Jonas Rafael dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283
O Retrato do Realismo e Violência na Literatura
Milena Monique Oviedo, Lucilo Antonio Rodrigues
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285
RESENHA
A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA
Paula de Macedo Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL
Marcos José Andrighetto, Silvia de Siqueira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão