Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
v. 14 n. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41
Publicado:
20-12-2023
Expediente
Expediente
Lucelia Tavares Guimaraes, Fernando Guimarães
pdf
Apresentação
Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade -
lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
Léia Teixeira Lacerda, Eglen Silvia Pipi Rodrigues , Francisco Gárate Vergara
5-29
pdf
Artigos Temáticos
O ensino médio na Amazônia
O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124
João Paulo da Conceição Alves, Rosilene Ferreira de Almeida
30-49
pdf
Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis
Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
50-71
pdf
Educação estética em Abya Yala
inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509
Marília Claudia Favreto Sinãni, Aline Accorssi
72-91
pdf
“Eu penso que o nosso está a nossa cara”:
o currículo escolar indígena como um projeto de educação intercultural
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7519
Danielle Martins, Vanessa Tomaz
92-113
pdf
Resistência e decolonialidade de gênero na narrativa fílmica “La teta asustada”
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7524
Paula Vanalli, Fabiane Freire França, Wilma dos Santos Coqueiro
114-132
pdf
Experiências interculturais entre saberes étnico-raciais:
de sabido e de matuto todo mundo aprende junto
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7532
Iêda Mota, Tiago Tendai Chingore, Marta Genú Soares
133-153
pdf
A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire:
uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533
Clovis Antonio Brighenti, Osmarina de Oliveira
154-174
pdf
Ensino de História e os povos indígenas
uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535
Rosangela Celia Faustino, Luciana Helena de Oliveira Viceli
175-192
pdf
Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539
LILIA NIEVA, Sonia Cristina Vermelho
193-207
pdf
Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana:
A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610
André Guilherme Brandão dos Santos, Eglen Silvia Pipi Rodrigues
208-225
pdf
A Prevenção das IST/Aids em Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, Brasil: Interfaces da Educação & Saúde
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7612
Léia Teixeira Lacerda, Giovani José da Silva
226-252
pdf
A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627
Elisangela Santos de Amorim
253-273
pdf
Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas
contribuições do pensamento freireano para a educação indígena
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628
Anelise de Oliveira Rodrigues, Hedi Maria Luft, Oséias Santos de Oliveira
274-295
pdf
A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631
Kátia Cristina Nascimento Figueira, Amarílio Ferreira Júnior
296-317
pdf
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão