v. 14 n. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina

Expediente

Artigos Temáticos

  • O ensino médio na Amazônia O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124
    João Paulo da Conceição Alves, Rosilene Ferreira de Almeida
    30-49
  • Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis

    Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
    50-71
  • Educação estética em Abya Yala inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509
    Marília Claudia Favreto Sinãni, Aline Accorssi
    72-91
  • “Eu penso que o nosso está a nossa cara”: o currículo escolar indígena como um projeto de educação intercultural

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7519
    Danielle Martins, Vanessa Tomaz
    92-113
  • Resistência e decolonialidade de gênero na narrativa fílmica “La teta asustada”

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7524
    Paula Vanalli, Fabiane Freire França, Wilma dos Santos Coqueiro
    114-132
  • Experiências interculturais entre saberes étnico-raciais: de sabido e de matuto todo mundo aprende junto

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7532
    Iêda Mota, Tiago Tendai Chingore, Marta Genú Soares
    133-153
  • A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire: uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533
    Clovis Antonio Brighenti, Osmarina de Oliveira
    154-174
  • Ensino de História e os povos indígenas uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535
    Rosangela Celia Faustino, Luciana Helena de Oliveira Viceli
    175-192
  • Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539
    LILIA NIEVA, Sonia Cristina Vermelho
    193-207
  • Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana: A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610
    André Guilherme Brandão dos Santos, Eglen Silvia Pipi Rodrigues
    208-225
  • A Prevenção das IST/Aids em Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, Brasil: Interfaces da Educação & Saúde

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7612
    Léia Teixeira Lacerda, Giovani José da Silva
    226-252
  • A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627
    Elisangela Santos de Amorim
    253-273
  • Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas contribuições do pensamento freireano para a educação indígena

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628
    Anelise de Oliveira Rodrigues, Hedi Maria Luft, Oséias Santos de Oliveira
    274-295
  • A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631
    Kátia Cristina Nascimento Figueira, Amarílio Ferreira Júnior
    296-317