v. 14 n. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina

Expediente

  • Expediente

    Lucelia Tavares Guimaraes, Fernando Guimarães

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Apresentação

Artigos Temáticos

  • O ensino médio na Amazônia O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho

    João Paulo da Conceição Alves, Rosilene Ferreira de Almeida
    30-49

    Visualizações: 570
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124
  • Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis

    Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
    50-71

    Visualizações: 378
  • Educação estética em Abya Yala inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver

    Marília Claudia Favreto Sinãni, Aline Accorssi
    72-91

    Visualizações: 125
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509
  • “Eu penso que o nosso está a nossa cara”: o currículo escolar indígena como um projeto de educação intercultural

    Danielle Martins, Vanessa Tomaz
    92-113

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7519
  • Resistência e decolonialidade de gênero na narrativa fílmica “La teta asustada”

    Paula Vanalli, Fabiane Freire França, Wilma dos Santos Coqueiro
    114-132

    Visualizações: 101
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7524
  • Experiências interculturais entre saberes étnico-raciais: de sabido e de matuto todo mundo aprende junto

    Iêda Mota, Tiago Tendai Chingore, Marta Genú Soares
    133-153

    Visualizações: 225
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7532
  • A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire: uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990

    Clovis Antonio Brighenti, Osmarina de Oliveira
    154-174

    Visualizações: 83
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533
  • Ensino de História e os povos indígenas uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire

    Rosangela Celia Faustino, Luciana Helena de Oliveira Viceli
    175-192

    Visualizações: 191
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535
  • Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes

    LILIA NIEVA, Sonia Cristina Vermelho
    193-207

    Visualizações: 95
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539
  • Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana: A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta

    André Guilherme Brandão dos Santos, Eglen Silvia Pipi Rodrigues
    208-225

    Visualizações: 116
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610
  • A Prevenção das IST/Aids em Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, Brasil: Interfaces da Educação & Saúde

    Léia Teixeira Lacerda, Giovani José da Silva
    226-252

    Visualizações: 223
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7612
  • A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária

    Elisangela Santos de Amorim
    253-273

    Visualizações: 310
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627
  • Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas contribuições do pensamento freireano para a educação indígena

    Anelise de Oliveira Rodrigues, Hedi Maria Luft, Oséias Santos de Oliveira
    274-295

    Visualizações: 150
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628
  • A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS

    Kátia Cristina Nascimento Figueira, Amarílio Ferreira Júnior
    296-317

    Visualizações: 230
    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631