Da “leveza” da adolescência ao “peso” de ser adulto: personalidade, profissão, religião e cidadania entre alunos do ensino médio de uma escola pública no interior do estado de São Paulo
Visualizações: 822DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1252Palabras clave:
Personalidade. Adolescência. Cidadania. Profissão.Resumen
O objetivo central deste artigo foi descrever a experiência com um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de História, Ensino Religioso e Filosofia, desenvolvida em 2004, na Escola Estadual Agnes Rondon Ribeiro (atualmente municipalizada), localizada na cidade de Santa Fé do Sul no interior do estado de São Paulo, no que tange a preparação de alunos no final do Ensino Fundamental II (8ª série) e no Ensino Médio (1º e 2º ano) para o exercício da cidadania, a escolha profissional e a reflexão do mundo em que vivem. A análise desenvolvida neste texto mostrou a importância de um trabalho integrado na escola. A forma pela qual os professores compactuam certos temas e os trabalham de maneira interdisciplinar entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio pode ser decisivo na formação dos alunos. Aqui vimos como esse tipo de trabalho pode ser frutífero para propiciar o amadurecimento da personalidade dos alunos, constituindo-se em um dos fundamentos para suas escolhas religiosas e profissionais, bem como vir a favorecer o exercício de sua cidadania na sociedade brasileira.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.