Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para educação em saúde no ensino público em Boa Vista/Roraima/BR
Visualizações: 771DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1266Palabras clave:
Educação. Saúde. Qualidade de Vida. Saúde Escolar.Resumen
Desde a constituição de 1988 ocorre a implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil, com descentralização e municipalização das ações e dos recursos financeiros para o setor. O SUS é formado por uma rede serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção em cada esfera do governo e sob controle dos usuários por meio da participação popular nas conferências e conselhos de saúde. Este estudo realizado em Boa Vista, Roraima/Brasil, aponta um crescimento populacional local desordenado, o que não permitiu o acompanhamento adequado de diversos setores fundamentais, como o setor de saúde. Esta investigação no campo da saúde e qualidade de vida utilizou como instrumentos: entrevistas, pesquisa de campo e a avaliação dos programas de Educação em Saúde implantados nas escolas públicas locais. Ao descrever programas, projetos e ações realizadas nas escolas, sugere ações e soluções para a melhoria das atuais condições da educação em saúde no município de Boa Vista.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.