Astrobiologia: concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a identificação de conceitos no currículo do curso e em livros didáticos de Ciências
Visualizações: 1020DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2614Palabras clave:
Astrobiologia, Formação de professores, Currículo, Livro didáticoResumen
A Astrobiologia apresenta-se como uma proposta emergente e integradora de ensino. Para tanto, é necessário refletir sobre a formação de professores, os currículos praticados nas universidades e a composição dos livros didáticos. Seguindo esses pressupostos, o estudo buscou analisar os conteúdos de Astrobiologia na proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá e em Livros didáticos do PNLD seguindo o referencial teórico do livro Astrobiologia: uma ciência emergente, para relacioná-los às concepções de estudantes desse curso na perspectiva de uma análise de conteúdo temático para a formação crítico-reflexiva acerca da temática da Astrobiologia. Os conceitos são encontrados nos livros didáticos, nas universidades e no ensino de ciências, mas não são relacionados à ciência Astrobiológica. Apesar da não familiaridade com a temática, os estudantes são capazes de relacionar os conceitos dessa ciência com os temas presentes nas variadas disciplinas e conteúdos tanto acadêmicos, quanto da Educação Básica. Além disso, possuem interesse em seu estudo e em incorporar esses assuntos em suas futuras aulas.Citas
ATHAYDE, S. A. Processo educacional no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva da Astrobiologia. Feira de Santana, 2015.
BACHELARD, G. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BANDEIRA, A.; BITTENCOURT, E.; SANTOS, J. M. T. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de Ciências Naturais na Educação Básica. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa – PR, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2004, 229p.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
BLUMBERG, B. S. The NASA astrobiology institute: early history and organization. Astrobiology, v. 3, n. 3, p. 463-470, 2003.
BRASIL, G. S.; OLIVEIRA, L. C. V.; ALMEIDA, R. R. D.; FIGUEIREDO, G. F.; FIGEIREDO, G. A. Astrobiologia e vida extraterrestre: transformando cosmovisões no Ensino Médio. III CONEDU, Congresso Nacional de Educação, Anais, 2012.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de Livros Didáticos de 5ª a 8ª série. Brasília MEC/SEF, 2008.
BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil. Campinas: Unicamp, 1999. 200 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Programa de Pós-graduação em Geociências, Área de Educação Aplicada às Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2006.
CICILLINI, G. A. Ensino de Biologia: O livro didático e a prática pedagógica dos professores do ensino médio. Ensino em Re-vista,v. 6, n. 1 p. 29-37,1998.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994
FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar. Curitiba; n. 28, 2006, p. 17-36.
GALANTE; et al. Astrobiologia [livro eletrônico]: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo. Tikinet Edição: IAG/USP, 2016.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Bauru, Bauru, 2009.
LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, pp. 87-111, 2007.
LANGHI, R.; NARDI, R. Um estudo exploratório para inserção da astronomia na Formação de professores dos anos iniciais do ensino Fundamental. In: Anais do Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 4, 2003, Bauru. Bauru: ABRAPEC, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Editora E.P.U. Rio de Janeiro, 2013.
MONTEIRO, I. M.; FONSECA, L. C. S. Astrobiologia: concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a vida no universo. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2889-2901, 2014.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, E. Organização e complexidade. In: Annais of the New York Academy. p. 115 –121, 1999.
NEVES, M. C. D. O resgate de uma história para o Ensino de Física. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v. 9, n. 3: 215-224, dez. 1992.
OLIVEIRA, C. Astrobiologia para o século XXI. Ciência Hoje – Portugal. Mar. 2008.
OLIVEIRA, R. S. Astronomia no ensino fundamental. Asterdomus, 2017. Disponível em: , acesso em: 10/05/17.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências. Curitiba: Seed, 2008
PAULINO-LIMA, I. G.; LAGE, C. A. S. Astrobiologia: definição, aplicações, perspectivas e panorama brasileiro. Bol. Soc. Astron. Bras., v. 29, n. 1, p. 14-21, 2010.
PRATHER, E. E.; SLATER, T. F. An Online Astrobiology Course for Teachers. Astrobiology, v. 2, 2002.
QUILLFELDT, J. A. Astrobiologia: água e vida no sistema solar e além. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. Especial, p. 685-697, 2010.
SAGAN, C. Cosmos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
SOUZA, J. G. Astrobiologia: obstáculos e possibilidades, a (re)ligação com o cosmos e o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2013.
STALEY, J.T. Astrobiology, the transcendent science: the promise of astrobiology as an integrative approach for science and engineering education and research. Curr. Opin. Biotechnol. 14, 347–354, 2003.
TREVISAN, R. H. Assessoria na avaliação do conteúdo de Astronomia dos livros de Ciências do primeiro grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.14, n.1, p.7-16, 1997.
VASCONCELOS, S. D; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
WEBER, M. A. L., BEHRENS, M. A. Paradigmas educacionais e o ensino com a utilização de mídias. Curitiba: Revista Intersaberes, a. 5, n.10, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.