O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma prática pedagógica realizada na disciplina de Geografia em que o documentário “Derrubaram o Pinheirinho” foi exibido e debatido com alunos de uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (PROEJA) com o objetivo de estudar os conceitos de “especulação imobiliária”, “gentrificação”, “autoconstrução” e “segregação socioespacial”. O documentário em questão narra a história dos moradores da ocupação denominada “Pinheirinho”, que se localizava em um terreno no município de São José dos Campos (SP), de propriedade da massa falida da empresa Selecta. Após a exibição do documentário, houve uma breve discussão em que docente e discentes apontaram as questões que mais lhes chamaram a atenção em “Derrubaram o Pinheirinho” e, posteriormente, o professor apresentou uma atividade proposta sobre o documentário assistido. De maneira geral, os alunos demonstraram bastante interesse pelo conteúdo presente no documentário, pois, como pertencentes à classe trabalhadora, se identificaram com algumas das questões enfrentadas pelos moradores da comunidade Pinheirinho. A partir da experiência didática aqui relatada também foi possível uma melhor compreensão por parte dos discentes sobre os conceitos anteriormente citados, fator que confirma a importância de se incorporar diferentes linguagens ao ensino de Geografia.

Biografía del autor/a

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em "Brasil: Estado e Sociedade" pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Ladeira, F. F. (2019). O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 288–306. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613