Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia
Visualizações: 1055DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284Palabras clave:
Coordenador pedagógico. Condição de trabalho. Perfil.Resumen
Este estudo buscou analisar o perfil e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na coordenação pedagógica no Território de Identidade do Sertão Produtivo da Bahia. A escolha do lócus se deu a partir de experiências vivenciadas nesse contexto e a importância de abrangência da investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo, ancorada nas abordagens de Bogdan e Biklen (1994), utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados, sendo este respondido por doze dos vinte municípios que compõem o Território. Os resultados demonstram que os profissionais da coordenação tem idade média entre 33 e 44 anos, pouca experiência na função, maioria mulheres com formação em Pedagogia. Quanto às condições de trabalho, apontam situações adversas, para o ingresso na carreira, a jornada de trabalho, a existência de PCCR e a estrutura física e material para a realização do trabalho. Assim, muitos são os desafios para a melhoria das condições de trabalho e valorização dos coordenadores pedagógicos.
Citas
ARRUDA, Elenise Pinto; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Coordenação pedagógica: prática e prescrições. In: Formação continuada de coordenadores pedagógicos. São Luís, Editora EDUFMA, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 5.692 de 20 de dezembro de 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jul. 2017.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Lei nº 11.738 de 16 de julho de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Resolução CNE/CP nº 2 de 28 de maio de 2009. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2018.
______. Plano Nacional de Educação (PNE): Lei nº 13.005 de 25 de julho de 2014. 2 ed. Brasília: Edições Câmara, 2014.
FERNANDES, Danielle Cireno; SILVA, Carlos Alexandre Soares. Perfil do docente na educação básica no Brasil: uma análise a partir dos dados do PNAD. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
FERNANDES, Maria José da Silva. Coordenador Pedagógico. In: OLIVEIRA, D. A; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=430>. Acesso em: 13 jun. 2017.
ISO: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da Educação Básica 2018 (online). Brasília: INEP, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatísticas-da-educação-básica>. Acesso em: 2 fev 2019.
MASSON, Gisele. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 157-174, jan./jun. 2016. Disponível em: .
MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília-DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: <http://goo.gl/XkUI4d>. Acesso em: 19 jun. 2015.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Condições de trabalho docente: uma análise a partir dos dados de sete estados brasileiros. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador Pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita. 2011. Disponível em: <http://www.fvc.org.br>. Acesso em: 1 nov. 2015.
SOUZA, Ângelo Ricardo de; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura panorâmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.