DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381

Palavras-chave:

Juventude assentada, Direito a aprendizagem, Movimentos Sociais.

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a juventude do assentamento Egídio Brunetto/MST/MT e as dificuldades encontradas por eles para terem acesso à educação escolar. Buscamos fazer uma abordagem sobre a importância dos movimentos sociais na constituição de escolas do campo e as dificuldades encontras nos dias atuais pelos estudantes do campo para terem acesso à educação, direito constitucional. A metodologia utilizada ocorreu por meio do estudo de caso, que apresenta procedimentos importantes para coleta de dados cujas informações essenciais para a pesquisa são fornecidas pelos sujeitos envolvidos. A pesquisa tem como suporte teórico autores como: Benjamim e Caldart (2000), Cabral (2014), Senra (2014), Souza (2016). Como resultado, pode-se perceber que os/as jovens do assentamento encontram muitas dificuldades para terem acesso à escola, principalmente em épocas de chuvas sendo que os principais empecilhos estão relacionados a quebra do ônibus, quedas de pontes que impedem o transito dos veículos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, IFMT

graduada em licenciatura em ciencias da natureza, IFMT, 2015;

graduada em Agronomia, Eduvale, 2019;

mestranda em Ensino, IFMT, 2018/2020

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Lopes de Sousa, F. C. D. (2022). DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381

Edição

Seção

Artigos