A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível

Visualizações: 7488

Autores/as

  • Adriana Borges Ferro Moura Programa de Pós Graduação em Educação. PPGEd UFPI
  • Maria da Glória Soares Barbosa Lima Programa de Pós Graduação em Educação. PPGEd UFPI

Palabras clave:

Pesquisa Narrativa. Rodas de Conversa. Instrumento de Coleta de dados.

Resumen

O presente estudo pretende discutir a Roda de Conversa como uma possibilidade de instrumento de coleta de dados na pesquisa Narrativa, considerando que este tipo de abordagem investigativa busca compreender o sentido que o grupo social oferece ao fenômeno estudado. A conversa é um espaço de formação, de troca de experiências, de confraternização, de desabafo, muda caminhos, forja opiniões, razão por que a Roda de Conversa surge como uma forma de reviver o prazer da troca e de produzir dados ricos em conteúdo e significado para a pesquisa na área de educação. No contexto da Roda de Conversa, o diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. As colocações de cada participante são construídas a partir da interação com o outro, sejam para complementar, discordar, sejam para concordar com a fala imediatamente anterior. Conversar, nesta acepção, remete à compreensão de mais profundidade, de mais reflexão, assim como de ponderação, no sentido de melhor percepção, de franco compartilhamento. Assim, o presente trabalho discute a Roda de Conversa, sua proposta, a forma de realização e de análise dos dados. Tem como apoio teórico autores como Warschauer (2001; 2002; 2004), Freire e Shor (1987), Campos (2000), entre outros. Desta forma, a pesquisa conclui que a Roda de conversa, sendo um instrumento de coleta de dados que tem como matéria-prima a memória despertada pela a conversa com os pares, favorece os achados científicos.

 

Biografía del autor/a

Adriana Borges Ferro Moura, Programa de Pós Graduação em Educação. PPGEd UFPI

Doutoranda em Educação do PPGEd UFPI

Maria da Glória Soares Barbosa Lima, Programa de Pós Graduação em Educação. PPGEd UFPI

Professora Permanente do PPGEd- UFPI

Publicado

2015-01-27

Cómo citar

Moura, A. B. F., & Lima, M. da G. S. B. (2015). A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 24–35. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/448