TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

Visualizações: 191

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651

Palabras clave:

Práticas docentes, Ensino superior, Teoria do ensino de projeto

Resumen

As disciplinas de projeto (PJ) têm papel fundamental nos cursos superiores de arquitetura, visto que possuem metodologia de ensino peculiar e constituem boa parte de suas grades curriculares. Contudo, PJ também é ofertado em contextos acadêmicos diversos da arquitetura. Neste sentido questiona-se: Como PJ é ministrada? A didática tradicional da arquitetura seria adequada noutro contexto? Este trabalho objetiva responder tais questões, aferindo teoria e prática docentes no ensino de projeto fora da escola de arquitetura. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo de observação participante, complementado por uma análise documental. A fundamentação teórica sobre o tema baseou-se em autores como: Reis, (2002), Schon (2007), Vidigal (2010), Kowaltowski et al (2011), Lawson (2011), Riza et al (2012) dentre outros. A percepção de uma lacuna na literatura sobre o tema e de uma discrepância entre prática e teoria, além de novos questionamentos, revelaram a importância de estudos a respeito, visto que o ensino de PJ em conjunturas distintas se mostrou fato comum na prática, mas pouco discutido pela academia.

Biografía del autor/a

KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS- UNCISAL

MESTRA EM ARQUITETURA E URBANISTA, ESPECIALIZADA EM DESGIN E ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO.

ENSINA DESENHO TÉCNICO E PROJETO EM SEGURANÇA NO TRABALHO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO NA UNCISAL, MACEIÓ-AL

Citas

ARAVENA-REYES, José A. Metodologias coletivas para o ensino de projeto em engenharia e arquitetura. Rem: Rev. Esc. Minas, Ouro Preto, v. 54, n. 1, p. 57-62, mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/rdc0050_21_02_2002.html. Acesso em: 20 jan. 2018.

CADC. Site College of Architecture, Design and construction. Architecture. 2020. Disponível em: https://cadc.auburn.edu/architecture/architecture-degrees-programs/program-of-architecture/. Acesso em: 20 jan. 2020.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa. n. 115 de março de 2002 p. 139-154. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf. Acesso em: 19 dez. 2018.

FAUUSP. Site da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. www.fau.usp.br. Fotos. 2018. Disponível em: http://www.fau.usp.br/category/uncategorized/page/2/. Acesso em: 04 dez. 2019.

E-MEC. Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. 2018. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/ Acesso em: 03 dez. 2018.

IBRAHIM, N.; UTABERTA, N. Learning in Architecture Design Studio. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2012, v.60, p.30-35. Disponível em: https://ac.els-cdn.com/S1877042812037974/1-s2.0-S1877042812037974-main.pdf?_tid=229ad2d9-7c23-43ac-b529-69021d88d5ba&acdnat=1542109597_263eae7e490f7110882525f48a6dbee3 Acesso em: 06 dez. 2019.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; MOREIRA, D.de C., PETRECHE, J.R.D.; FABRICIO M.M. O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Ensino do projeto arquitetônico: a teoria traduzida em exercícios no processo criativo. Rev. Esc. Minas, março de 2001, 1 ed, p. 51-56. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2019.

KST. Site Kent State University. 2018. https://www.kent.edu. Acesso em: 06 dez. 2019.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. 4. Tradução: Maria Beatriz Medina. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

PANET, A. de, ROCHA, I. M.; BEZERRA, G. F. Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação. Mamanguape, Paraíba: Universidade Federal da Paraíba. 2017. p. 635-641. Disponível em: https://docplayer.com.br/68701003-Gamificacao-no-aprendizado-da-arquitetura-e-urbanismo-referencias-teoricas-e-aplicacoes.html. Acesso em: 15 dez. 2018.

REIS, A.T. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: da UFRGS, 2002.

RIZA, A.A.; MOHD R.; KHAIRUL, N.A.M.Y.; YUSOFF, A.A.M. The Effectiveness of basic Design Project (Cornerstone) in Students’ Competency Development. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 60, p. 56-60. 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812038013. Acesso em: 15 dez. 2019.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. Livro Digital.

TUM. Site Technische Universität München. Studienorganisation. 2018. Disponível: https://www.ar.tum.de/studienorganisation/bachelor/architektur-ba/. Acesso em: 01 jan. 2019.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Civil. Centro de Tecnologia. Janeiro de 2006. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-eng-civil.pdf. 19 dez. 2019.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Abril de 2019. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-eng-civil.pdf. 19 dez. 2019.

UNCISAL. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Pró-reitoria de ensino e graduação. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos. 2016. Disponível em: https://novo.uncisal.edu.br/estudante/graduacao/sistemas-biomedicos. Acesso em: 20 dez. 2019.

UNIPLAN. Centro Universitário Planalto Distrito Federal. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Negócios Imobilíarios - Curso Superior de Tecnologia. 2018. Disponível em:http://www.uniplandf.edu.br/ensino/graduacao/tecnologicos/negocios_imobiliarios.asp. Acesso em: 20 dez. 2019

USP. Universidade de São Paulo. Disciplinas do Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo. 2018. http://www.fau.usp.br/graduacao/por-codigo/. Acesso em: 20 dez. 2019.

VIDIGAL, Emerson José. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 2010. Tese (Doutorado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-18012011-111136/>. Acesso em: 20 dez. 2018.

Publicado

2021-12-13

Cómo citar

MENEZES SCHUSSLER, K. R. (2021). TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651